terça-feira, 21 de novembro de 2006

UM MÊS DEPOIS...

Um mês após ter entrado em vigor a portaria do Inmetro (20/10) que dispõe sobre as novas regras de comercialização do pão francês, ou seja, o pão comercializado deverá ser vendido por peso e não mais por unidade, parece que esta será mais uma das várias leis que vão funcionar apenas na teoria. Digo isto analisando a situação dos estabelecimentos que vendem o pãozinho em Upanema. Aqui temos quatro panificadoras e dezenas de estabelecimentos menores que vendem pão. Algumas (poucas) estão cumprindo a portaria, mas, a maioria não. Tem estabelecimento que nem adquiriu a balança adequada, outras têm a balança, mas na prática, não a utilizam.
Parece que a fiscalização e multa previstas na portaria não vão chegar por estas “bandas”. Assim fica difícil.

2 comentários:

Anônimo disse...

minha opinião sobre o peso do pão é a seguinte, todo brasileiro já está acostumado a pedir pão por unidade, todo mundo já sabe quantos pães se consume em casa, como é que um cidadão vai chegar na padaria e pedir 300g da pão sem saber se esta quantidade de gramatura corresponde a quantidade de pão consumido em sua casa? O balconista coloca o pão na balança pra conferir o peso se faltar na quantidade de pão de costume ele diz, bota mais 50g por favor.
Isso pra mim é piada, o que o inmetro deveria fazer era por em prática seu trabalho, sair de padaria em padaria pesando os pães pra ver se as padarias estavam cumprindo a gramatura padarão para o pãozinho, pra mim isso é coisa da preguiça, jogar a responsabilidade pra cima do consumidor.

Mossoró Press disse...

Valeu Roerlhs,
Bastaria fiscalizar o peso do pão. Todo mundo sabe que o pãozinho deve ter 50 gramas. Se alguém não estava cumprindo, era pra fiscalizar, como prometeram agora, com as balanças. Repito, essa parece que vai ser mais uma das leis que vão ficar só no papel.