terça-feira, 21 de novembro de 2006

Uern aplica mudança no sistema do PSV

Acompanhe esta notícia do Jornal de Fato, que interessa a todos os vestibulandos.
Edilson Damasceno
Da Redação
A Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) anunciou mudanças ao Processo Seletivo Vocacionado (PSV). As modificações são direcionadas ao total de questões, sistema de cota, inscrições e identificação do candidato. Com isso, o diretor da unidade, professor Valdomiro Morais, acredita que o PSV cumprirá a reserva de vagas de 50% para alunos oriundos de escolas públicas, atenderá reivindicação relacionada ao pouco tempo para resolver 90 questões optativas e evitará qualquer tentativa de fraude ao processo. Não houve alteração na data das provas, que acontecem nos dias 11 e 12 de fevereiro.
O primeiro item é com relação às cotas, a reserva de 50% das vagas para aluno que estudou o ensino fundamental e o médio em escola pública. O diretor da Comperve diz que o sistema anterior praticamente dividia as 2.180 vagas entre cotista e não-cotista. Agora, conforme as modificações no edital, haverá reserva de vagas apenas para aqueles que estudaram em escola pública. A outra metade é para os alunos vindos de escolas particulares, bem como aos que não conseguiram se inscrever na reserva de vaga. Com essa sistemática, Valdomiro Morais afirma que a prioridade é para quem vem do ensino público.
O diretor acrescenta que a medida não é discriminatória para quem é de escola particular e diz que a Uern está apenas cumprindo o sistema de reserva de vagas de 50%, e reafirma que antes essa sistemática não era aplicada.Outra mudança é com relação à inscrição ao PSV. De 11 a 15 de dezembro, conforme o novo edital, os alunos de escola pública farão as inscrições. De 18 a 21, os que são do ensino particular. Essa divisão, para o diretor da Comperve, facilitará o trabalho e evitará problemas com a checagem das informações. O estudante que for cotista e perder o prazo para se inscrever, automaticamente irá concorrer com alunos que vêm de escolas particulares.
Além disso, não existirá mais o sistema de fazer matrícula em um campus e realizar as provas em outro. Valdomiro Morais explica que o estudante realizará o PSV no município em que realizar a inscrição.
PROVAS
A edição 2005 do PSV constou de 90 questões de História e Geografia, sendo 45 para cada, e 30 questões para Língua Portuguesa e Língua Estrangeira. Agora serão 60 (30 para História e 30 para Geografia) e 40 (20 para Língua Portuguesa e 20 para Língua Estrangeira).
O diretor da Comperve explica que essa alteração atenderá uma reivindicação dos estudantes, que queriam mais tempo para analisar as questões sem recorrer ao “chutômetro” – escolha aleatória da resposta sem saber a alternativa correta. Com a modificação, o peso de cada questão optativa, que era de dois pontos, passou para três.

Nenhum comentário: