quinta-feira, 8 de junho de 2017

DICAS PARA O ENEM: COM FRANKLIM WILLIAM

      Olá, estou de volta. Peço desculpas pela demora, essas últimas semanas foram muito cheias. Durante esse tempo algumas pessoas me fizeram algumas perguntas inbox, vou tentar sintetizar algumas das respostas aqui nesse texto. 

Já dizia Drummond: “no meio do caminho tinha uma pedra”, mas, na estrada do processo estudo-aprendizagem eu diria que existem muitas, uma delas é encontrar a forma mais eficiente de absorção e assimilação do conteúdo, descobrir o nosso “melhor jeito” de estudar. Diariamente eu tento descobrir o meu, me submetendo a outras experiências, e vou testando, experimentando até encontrar um método em que eu me encaixe, se é que existe método. Na rede você pode encontrar algumas espécies de testes que auxiliam nessa busca, como é o caso do VARK (http://vark-learn.com/), que, como o próprio site diz “is a questionnaire that helps your learning by suggesting the strategies you should be using”, trata-se de um quiz elaborado por um conjunto de professores (se não estou enganado) que, através de perguntas, traçam seu “perfil” de aprendizagem e te dão algumas orientações de como potencializá-lo. O site está em inglês, mas você pode responder o questionário e ver seu perfil em português, apenas as dicas “extras” que não são traduzidas. 

     No mais, é importante perceber como sua memória funciona e utilizar esse conhecimento para potencializar seu estudo. Se ela é visual, se você aprende mais com esquemas visuais ou imagens por exemplo, ou se é auditiva, se falando e ouvindo você absorve mais conteúdo e assim por diante. Isso pode mudar de acordo com a disciplina, conteúdo e(ou) tempo, lembre-se que quadrados não tem espaço para nossa subjetividade, nós estamos e somos uma constante mudança. 

    Sobre os métodos de estudo que eu usei no período como vestibulando, foram muitos. No começo eu fazia resumos escritos de todas as disciplinas, mas vi que “perdia” muito tempo, então passei a fazer só daquelas disciplinas e assuntos em que tinha mais dificuldade ou que tinham uma “importância” maior. 

     Frequentemente eu assistia videoaulas e respondia muitos exercícios, muitas questões dos ENEMs anteriores, de simulados, de apostilas, enfim, muitas questões. Inclusive, tem uma ONG educacional que fornece videoaulas e algumas outras ferramentas para estudo, é a Khan Academy (https://www.khanacademy.org/), a maioria das videoaulas estão traduzidas para o português, o site funciona como se fosse um game, é bastante interessante e de uma qualidade muito boa, recomendo. 

       Também me perguntaram se estudar em grupo é uma boa ideia. Olha, eu penso que isso é relativo, depende do seu colega de estudo, depende do conteúdo, depende do lugar, depende de muita coisa. Mas para mim, o estudo em grupo vale a pena, algumas pesquisas dizem que um dos métodos mais eficientes de estudo é “ensinar”, e eu utilizo o estudo em grupo para usar um pouco dessa técnica, ensinar o que eu sei e o que não sei perguntar para o colega. Ano passado, passei algum tempo estudando em grupo com uma amiga, que inclusive também foi aprovada em medicina, e foi bem proveitoso, claro que às vezes nos distraíamos e perdíamos um pouco o foco da coisa, mas, no geral, foi muito proveitoso. 

      Então pessoal, espero ter ajudado, qualquer dúvida é só escrever um comentário aqui no blog ou falar comigo inbox. 

Nenhum comentário: