domingo, 3 de julho de 2016

PRA QUE SERVE UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA? TEXTO 29 ENVIADO PELO PROFESSOR HOLANDA  

No convívio escolar nos deparamos com uma realidade marcada pela necessidade de se tomar decisões em prol do bom funcionamento de uma escola e que se prevaleça os anseios da maioria externados por seus representantes legais. Não há democracia onde poucos decidem tudo.  

Uma escola tem que ser fruto do pensamento e das ações de todos que compõem a mesma. Nunca deve ter seu funcionamento pautado nas decisões exclusivas de uma minoria detentora do poder. Os representantes da comunidade escolar tem nas mãos a decisão de como melhor administrar a entidade.    

Quando se tem o objetivo fixo de administrar pra todos e com todos nunca se cogita em tomar certas decisões longe dos anseios da maioria. O diretor não age sozinho por entender que é melhor tomar decisões fruto de questionamentos e discussões coletivas. Quando se leva a um erro, todos estão envolvidos no enfrentamento da problemática surgida como consequência do erro cometido fruto de uma decisão coletiva.  

O ambiente escolar deve ser o espaço necessário e suficiente pra que aconteça uma gestão escolar de verdade. Os responsáveis pela administração escolar deve ter sempre a capacidade de enxergar que todos tem a possibilidade de cooperar na resolução de problemas que no cotidiano surgem. Quando se enxerga a capacidade que cada um tem para cooperar, aparece uma boa possibilidade de convivência no ambiente escolar.  

Nunca ninguém deve ser visto com menosprezo. Todos numa escola poderão contribuir de forma significativa para o sucesso e o bom convívio. Deve-se ter a habilidade de administrar bem as situações surgidas e numa atitude de um verdadeiro líder buscar a conciliação nas ações e nas ideias buscando um sucesso coletivo.  

Quando as ações da administração escolar são pensadas e postas em prática baseando-se em decisões tomadas coletivamente é que se pode falar em uma gestão democrática de verdade. O que mais acontece é se ouvir a todos, mas, nada do que a maioria opinou é colocado em prática. Parece um pouco inútil o fato de não buscar a materialização do que se foi pensado coletivamente.  

A prática de uma gestão democrática consegue criar novas possibilidades pra que todos os componentes da comunidade escolar possam a vir a participar ativamente. Proporcionar chance de participação a todos é a melhor forma de legitimar uma administração que foi escolhida democraticamente por todos os segmentos. A escola ganha muito quando todos participam, proporcionados por um amplo e sincero debate sobre os problemas que afligem a todos. Não há sucesso escolar quando há divisões entre os principais responsáveis por administrar, mediante a aprovação de uma parte significativa da comunidade escolar quando da realização de uma eleição com a participação de todos.  

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