quinta-feira, 24 de março de 2016

Upanema em revista repudia ação contra Upanema News movida pela prefeitura de Upanema

O administrador dos Blogs a visão da época e Upanema em Revista vem a público repudiar ações que coíbem o pleno exercício da democracia e, acima de tudo, a liberdade de imprensa, a principal ferramenta do jornalismo em um estado democrático. O jornalista mesmo amador não pode no seu estado de direito, sofrer retaliações através de um processo da Prefeitura por ter criticado a administração pública do município.

O prefeito de uma cidade não pode governar um município como se fosse uma "capitania hereditária", onde qualquer crítica soa como uma afronta. A visão da época por seis vezes foi vítima do atual prefeito de Upanema, que agora processa o administrador de um Blog que é o café da manhã de todos upanemenses que aqui vivem ou em qualquer cidade potiguar, sempre em busca de notícias desta comunidade. Upanema News é dos mais importantes Blogs desta comunidade, portanto, na qualidade de blogueiro, não poderia ficar indiferente a este ato antidemocrácrático por parte do prefeito ou por quem quer que pelo rancor e soberba manifeste a sua cosmovisão ultrapassada em pleno século XXI.

As autoridades públicas devem, antes de qualquer questão, prestar contas à sociedade e precisam encarar as críticas, desde que não sejam de cunho pessoais, como parte da rotina administrativa. O papel do jornalista também é o de denunciar à população irregularidades, sejam elas do setor público ou privado. A análise crítica, parte do exercício da profissão do jornalista, visa informar a população sobre como é gerido um bem que também lhe pertence.

Tentar calar a imprensa livre por intimidação é uma forma de censura contra a voz do povo em meio uma democracia, o que nos parece não ser "coerente. Liberdade de expressão e democracia estão na base do verdadeiro jornalismo!

Matéria retirada do Upanema em Revista:
http://upanemaemimagens.blogspot.com.br/2016/03/upanema-em-revista-repudia-acao-contra.html

Nenhum comentário: