domingo, 24 de janeiro de 2016

O RESULTADO DO ENEM - ENVIADO PELO PROFESSOR HOLANDA - TEXTO 14

Estudar não é um compromisso assumido pela maioria. Estudar requer que a pessoa aprenda a estudar e leve o compromisso a sério. As oportunidades pra quem se dedica verdadeiramente aos estudos existem. Ingressar numa faculdade atualmente não está tão difícil como em épocas passadas. 

No resultado divulgado recentemente podemos notar que alunos de escolas públicas também obtiveram ótimos resultados. Na redação aconteceu o mesmo. Na cidade de Açu, um aluno tirou nota 1000, um ótimo resultado pra quem veio de escola pública. Tudo é relativo: não é a escola que faz o aluno tirar bons resultados mas, o empenho do aluno faz com que  o mesmo obtenha ótimo desempenho. Tudo fica mais fácil pra quem tem disposição para lutar. 

Muitos criticam a escola pública. Os professores das escolas privadas são os mesmos das escolas públicas. Por que tanta diferença entre os resultados? A resposta está exatamente no empenho em que as pessoas realizam suas atividades na escola privada. A realidade da escola pública se diferencia porque muitos não tem o interesse em fazer a coisa pública com zelo e dedicação. Não aprenderam a dar o devido valor ao que é público. 

A escola pública tem muito a oferecer, apenas falta o compromisso por parte de todos. Mudança de atitudes levaria a escola pública a ser a melhor e nem precisaria pagar duas vezes pra se ter uma escola de qualidade, na maioria das vezes, nem tanto. É preciso mudança de comportamento por parte de funcionários, professores e equipe gestora. Não há escola de qualidade quando não se pensa e nem se age com zelo e dedicação. É preciso mudança de postura por parte de nossos governantes pra que os mesmos deem condições pra que as escolas funcionem de verdade e ofereçam uma verdadeira valorização para os professores. 

Os resultados do Enem pioraram um pouco na redação porque mais estudantes zeraram. A falta de leitura é o que mais provoca esse péssimo resultado. É impossível escrever bem se a pessoa não gosta de ler. Os alunos precisam se acostumar com o hábito da leitura e buscar o total envolvimento com a leitura e a escrita. 

É possível avançar mais. A missão é de todos. Os professores de qualquer disciplina pode dar a sua contribuição quanto à leitura e à escrita. O empenho de professores e alunos trará mudanças significativas ao resultado do Enem. Ótimos resultados só virão com o empenho de todos.  

Nenhum comentário: