segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

O RIO GRNDE DO NORTE DA INSEGURANÇA - TEXTO DO PROFESSOR BENEDITO HOLANDA - 09



A insegurança está tomando conta do Estado do Rio Grande do Norte nos últimos anos. Os fora da lei parece  ter ganho a luta contra a Segurança Pública. Assaltos, assassinatos, roubos tornaram-se uma constante aqui no nosso Estado. Roubos a bancos, correios, estabelecimentos comerciais vem aumentando em muito as ocorrências.
Não é possível desenvolver um Estado quando a insegurança faz parte do dia a dia da população. A economia estadual sofre os efeitos dessa onda de atentados ao patrimônio público. O tempo vai passando e a Segurança tão esperada não chega.Está difícil viver num clima tenso onde o trabalhador luta pra ter melhores dias mas não sabe se volta pra casa depois de um dia árduo de trabalho.
O poder público não conseguiu até hoje resolver o problema da insegurança aqui no RN. As promessas continuam até hoje sendo apenas promessas. A existência de poucos policiais nas ruas é o suficiente pra que os bandidos ajam com mais frequência. Se não fizer algo no sentido de contratar mais policiais para a Policia Militar não será  possível dar mais segurança aos norte-rio-grandenses. A insuficiência no número de policiais nas ruas dar a chance do crime agir com toda firmeza.
Na capital do Estado, a cidade do Natal, tá cada vez mais difícil as pessoas ter tranquilidade quando usam o Serviço de transporte público. Os assaltos aos ônibus e os arrastões às paradas de ônibus assustam muito os usuários. Recentemente houve uma parada dos ônibus pedindo mais segurança para os motoristas e usuários do transporte coletivo de passageiros. Não conseguimos enxergar muita coisa sendo feita não. São paliativas as ações pensadas e executadas, passados alguns dias, os criminosos voltam a agir novamente trazendo pânico à população da capital.
Os responsáveis pela nossa segurança devem tomar medidas sérias em relação à promoção de nossa segurança. Promover ações que consiga dar segurança a todos e que o transporte de passageiros de massa possa ser utilizado por todos que venham a necessitar desse serviço. Se a segurança existisse pra quem anda de ônibus, o trânsito de Natal seria menos estressante do que é hoje.
Esperamos que um dia os responsáveis por nossa segurança consiga fazer algo de fato e de direito pra que a vida de milhares de usuários do transporte coletivo e também que milhares de trabalhadores possam ir e voltar sem ser atrapalhados pela ação de bandidos. Que a preservação da vida seja posta em prática como algo primordial. Que a segurança não venha a perder para a ação dos bandidos que às vezes, estão mais preparados do que os policiais que atendem à ocorrência. No interior do Estado, muitas cidades tem apenas dois policiais pra atender uma população de mais 10000 habitantes. Como pode um negócio desse? Fica impraticável aos policiais agirem numa situação dessa.

Nenhum comentário: