sábado, 5 de setembro de 2015

Incra inaugura reforma de 110 casas em assentamentos de Upanema

Ação integra agenda de inaugurações e apresentação de novos projetos do Incra/RN

Uma caravana formada pelo superintendente do Incra no Rio Grande do Norte(Incra/RN), Vinícius Ferreira, pelo ouvidor agrário regional, José Maria Júnior, e por técnicos da Divisão de Desenvolvimento de Assentamentos da autarquia visitou, nos últimos dias, assentamentos do município de Upanema, no Oeste Potiguar, a cerca de 268 quilômetros da capital Natal. Cumprindo uma agenda de inaugurações de obras de reformas de casas e apresentação de novos projetos do Incra/RN, a caravana esteve nos assentamentos Esperança e Lagoa Vermelha no dia 28.

O superintendente, o ouvidor agrário regional e os técnicos da Equipe Territorial Paulo Sena e Lindinalva Monte, foram acompanhados por representantes de entidades e organizações não-governamentais, sindicatos rurais, movimentos sociais e ainda pelo prefeito e por vereadores de Upanema.

No Assentamento Lagoa Vermelha, a comitiva participou da inauguração simbólica das obras de reforma e ampliação de 34 casas e assumiu o compromisso de, em parceria com a Prefeitura de Upanema, recuperar a quadra de esportes e a caixa d’água elevada que serve as famílias assentadas.

Para o representante da associação do assentamento Lagoa Vermelha, Valdeci Araújo, as obras realizadas e as ações em parceria anunciadas pelo Incra e pela Prefeitura de Upanema contribuirão significativamente para o desenvolvimento da comunidade. “Recuperamos e ampliamos todas as nossas casas e agora vamos lutar pela reforma da nossa quadra de esportes”, afirmou Valdeci Araújo.

Assentamento Esperança

No Assentamento Esperança, a caravana inaugurou as obras de recuperação e ampliação das casas das 76 famílias assentadas e da antiga casa-sede do imóvel, realizando um sonho da comunidade. Emocionada, a representante da associação do assentamento, Antônia Bezerra, agradeceu, em nome de todas as famílias assentadas, o empenho do Governo Federal, através do Incra, na realização das obras de reforma das casas. “As casas ficaram muito boas. Todas têm alpendres, piso e cozinha ampla”, concluiu.

Durante a visita, o superintendente do Incra/RN também assumiu o compromisso de viabilizar a perfuração de um poço tubular para atender a demanda de água potável de todas as 76 famílias, bem como de fortalecer os grupos produtivos existentes.

Segundo Suely Oliveira, do Centro Feminista 8 de Março (CF8), a casa-sede, agora reformada, será um espaço utilizado para reuniões, palestras e ainda para obeneficiamento da produção dos assentados.

“Essas ações reforçam a importância da reforma agrária em nosso município. Só nesses dois assentamentos foram investidos aproximadamente R$ 800 mil, proporcionando melhorias na qualidade de vida dessas famílias”, afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Upanema, Ismar Vicente dos Santos.

O vereador de Upanema Aismaque Dalyton elogiou a parceria entre o Incra e o município. “Graças ao envolvimento das comunidades, das organizações não-governamentais, dos sindicatos rurais e dos movimentos sociais, estamos aqui concluindo essas obras. Essa parceria não pode parar por aqui. Vamos lutar para que essas ações cheguem a todos os assentamentos do nosso município. Já estamos discutindo sobre os créditos iniciais, créditos para as mulheres assentadas, perfuração de poços e vários outros temas”, concluiu o vereador.

Casas reformadas

O Incra/RN inaugurou, apenas em 2015, obras de reforma que beneficiaram aproximadamente outras 200 famílias assentadas, sendo 40 casas no AssentamentoSalgado, em Upanema; 49 no Assentamento Remédio, em Umarizal; 63 no Assentamento 1º de Maio, em Caraúbas; e 45 casas no Assentamento Pereiros, em Parazinho.

As obras de reforma nas casas nestes assentamentos foram realizadas ainda com recursos do antigo Crédito Instalação do Incra, no valor de R$ 8 mil por família.

A construção e a reforma de casas nos assentamentos da reforma agrária cabia ao Incra, através do Crédito instalação, até fevereiro de 2014, quando o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) do Minha Casa Minha Vida passou a financiar a construção e a reforma de moradias para famílias assentadas, pescadores, comunidades quilombolas, dentre outros, com condições mais favoráveis para o pagamento das moradias rurais, com rebatimento de até 90% e carência de quatro anos. Ao Incra cabe a infraestrutura dos assentamentos, como as estradas de acesso e o abastecimento de água e energia

Nenhum comentário: