Gostaríamos de abordar hoje um assunto que envolve diretamente nossos estudantes universitários e o descaso da atual administração com o transporte dos mesmos até Mossoró.
Acredito que podemos falar com conhecimento de causa, pois, frequentamos os veículos disponibilizados pela prefeitura por 11 anos, 1 ano em cursinho, 4 anos no curso de História, 1 ano no Conservatório de Música e, nos últimos 5 anos, no curso de Direito.
Podemos afirmar que nunca presenciamos tanto descaso com os universitários!
Hoje em dia, caso um ônibus quebre, os estudantes perdem as aulas por quantos dias forem necessários até o retorno do ônibus danificado. Como era antes? Imediatamente os estudantes ligavam para os responsáveis que sempre disponibilizavam um transporte para levar os estudantes para não perderem aulas.
Antes da facilidade do telefone, no início da década passada, os leitores devem lembrar-se de momentos em que os estudantes, quando sabiam da quebra do ônibus, caminhavam em direção a casa dos secretários de então para solicitarem um novo ônibus e sempre eram prontamente atendidos!. O detalhe é que isso ocorria em épocas em que o município não disponibilizava de ônibus suficientes como hoje a prefeitura dispõe.
O último caso que comprova o descaso que estamos relatando ocorreu na última sexta-feira (08), quando o ônibus que transporta os estudantes da UERN quebrou mais uma vez. Os estudantes ficaram mais uma vez sem saber o que fazer, sem saber a quem recorrer! Alguns, por terem provas marcadas, pegaram seus carros particulares e foram se arriscando pela BR-110 para não perder aula. Recebemos a informação que outros alunos lançaram a idéia de alugar um veículo na cidade com recursos próprios, mas a idéia não foi viabilizada. A prefeitura, algumas vezes lança a desculpa de que não existem ônibus disponíveis mas, no caso relatado que ocorreu na última sexta-feira, não tivemos aula a noite no município e todos os ônibus estavam livres!
O que pedimos com esse texto e a repercussão que queremos, já que os universitários não têm quem lute por eles, é que a prefeitura tenha um pouco mais de respeito com nossos universitários. Alguns nos procuraram e relataram inclusive que até tem medo de se expressar com medo de perseguição.
Portanto, lançamos essa bandeira de luta para que isso nunca mais venha a se repetir! Assim esperamos!
