quarta-feira, 2 de abril de 2014

CONSUMIDORES DE UPANEMA VÃO RECEBER CONTA DE ENERGIA INSTANTANEAMENTE

140 mil consumidores de Mossoró e da Costa Branca receberão contas de energia instantaneamente

A partir desta quarta-feira (02/04) o novo sistema de coleta, processamento e impressão da conta de energia elétrica chegará a mais oito municípios do Estado. Serão 140 mil consumidores potiguares da região de Mossoró e da Costa Branca que receberão as faturas de energia instantaneamente, totalizando, com estes, mais de 400 mil em todo o Rio Grande do Norte.
A mudança, que começou desde o fim do ano passado e já é realizada em 30 municípios norte-rio-grandenses, está ocorrendo de forma gradativa e deverá chegar a todo o estado até o segundo semestre deste ano.
Nesta etapa do projeto, estão sendo contemplados os municípios de Mossoró, Tibau, Baraúnas, Governador Dix-sept Rosado, Serra do Mel, Upanema, Areia Branca e Grossos.
A adoção do novo procedimento ocorre simultaneamente na Cosern e nas outras distribuidoras do Grupo Neoenergia – Coelba (BA) e Celpe (PE). No total, o Grupo investiu R$ 61 milhões na compra de equipamentos, capacitação dos profissionais envolvidos e implantação de todo o sistema nas três empresas.
Agilidade e praticidade - na prática, o novo sistema permite uma única visita mensal ao cliente que recebe a fatura, em novo formato, imediatamente após a leitura do medidor. O procedimento assegura maior agilidade e praticidade no processo de leitura e faturamento, e minimiza extravios da conta de energia, sem perder a qualidade e garantindo a confiabilidade dos valores.
Para fazer a coleta do consumo do cliente, os leituristas utilizam um equipamento especial chamado PDA (personal digital assistant). A tecnologia pode funcionar tanto on-line quanto off-line, a depender do sinal de telefonia celular que é o meio de comunicação utilizado. Os leituristas utilizam um kit com coletor de dados e impressora térmica. O processo é simples: basta inserir a leitura mensal e o sistema faz o restante. O papel é especial, com proteção contra água, que preserva os dados impressos. O novo formato da fatura mantém todas as informações contidas no modelo de conta anterior.
Os equipamentos são rastreados 24 horas por dia. Em caso de extravio ou perda, será enviado um comando de bloqueio ao aparelho, inviabilizando o seu uso para qualquer outro fim.  Mesmo bloqueado, o aparelho irá emitir sinal para o servidor da empresa que identificará a localização geográfica do equipamento.
Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário: