ENTREVISTA COM DEDÉ DE CAFÚ

Presidente da Colônia de Pescadores fala sobre essa importante entidade em nosso município
Publicado na última edição do Jornal de Upanema
Por Silva Júnior

Jornal de Upanema - O senhor acabou de ser reeleito para comandar a Colônia de Pescadores. Quais são os seus planos para esse novo mandato?
Dedé de Cafú -
Continuar lutando pelos direitos dos pescadores, formar parceria com os governos, municipal, estadual e federal para o desenvolvimento da pesca no município, levar nossos produtos a merenda escolar e hospitais do município aumentando a renda familiar dos pescadores. 

J.U. – Quais as maiores dificuldades enfrentadas pela Colônia de Pescadores Z-52 de Upanema?
Dedé de Cafú –
Muitas dificuldades como a falta de assistência técnica especializada, investimento dos governantes na construção de Box para comercialização do peixe (como por exemplo, o da carne no Mercado Municipal) onde deveria ter o espaço do peixe e não tem.

J.U. - Quantos associados à Colônia têm hoje e o seu objetivo é chegar a quantos pescadores associados?
Dedé de Cafú -
Hoje nos temos 391 Pescadores associados onde, mais de 70 são de municípios vizinhos . Eu acredito que praticamente todos os pescadores do município já estejam legalizados. 

J.U. – A Colônia e os pescadores de Upanema vêm recebendo o devido apoio por parte do poder público municipal?
Dedé de Cafú –
Temos recebido o apoio, não o suficiente, mas estamos elaborando um documento que em breve vou entregar ao prefeito e a partir daí é que posso falar algo a mais em relação ao assunto.

J.U. – Qual a relação da Colônia mantém com o projeto AQUIFLORA?
Dedé de Cafú -
O Projeto Aquiflora chegou ao município, ou seja, ao conhecimento e apoio do prefeito, em 2009, através da Colônia pela parceria anterior formada em 2006 por ocasião da execução do Projeto Peixe da Gente, também patrocinado pela Petrobras. Da experiência do Peixe da Gente surgiu a idéia e proposta  do Aquiflora em 2010. Atualmente a Colônia é parceira do Projeto na Base de Umari, na execução de atividades na piscicultura, plantio de mudas e no relacionamento com os ribeirinhos para  difusão do projeto no meio rural. O Projeto, por sua vez, vem cooperando na implantação da infra-instrutora na Base (topografia, cerca e regularização do terreno no cartório; instalações da subestação de energia e adutora de água), capacitação de pescadores e apoio em nossas atividades.

J.U. – O senhor recentemente se filiou ao Partido Republicano Brasileiro – PRB. Porque escolheu este partido?
Dedé de Cafú -
O presidente estadual do PRB o Sr. Abraão Lincoln, eu o conheço e considero o pai da pesca. Desde quando ele foi pra frente do pescador vem melhorando gradualmente a situação da categoria começando pela a lei da pesca e colônia que ele batalhou muito para que fossem aprovadas. As colônias organizadas hoje têm carta sindical graças a ele à pesca hoje tem o seu ministério graças a sua persistência com os parlamentares em Brasília e muito mais se eu for dar detalhes das ações de Abraão precisaria de mais ou menos uma semana. Por isso resolvi ingressar no PRB, partido de Abraão Lincoln.

J.U. – O senhor pretende se candidatar nas eleições municipais de 2016? Qual o cargo?
Dedé de Cafú -
Eu acho muito cedo pra falar em eleição municipal, mas eu acho que para ser candidato a qualquer cargo eleitoral deveria ser escolhido pelo o povo desde a pré candidatura. Então se for da vontade do povo serei candidato.

J.U. - Mensagem final.
Dedé de Cafú -
Apenas agradecer o convite de poder esclarece a população um pouco do nosso trabalho.

2 Comentários

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem