domingo, 11 de agosto de 2013

LEITOR: PROFESSOR HOLANDA

ANALFABETISMO NO BRASIL

Muito se fala sobre a erradicação do analfabetismo no Brasil. O país oficialmente mostra números que andam muito longe da realidade. O cumprimento de dias letivos é levado à risca pelas secretarias de educação municipais e estaduais. É visto como algo primordial para comprovar que os alunos brasileiros estão conseguindo absorver os conteúdos ou simplesmente ter uma aprovação pra que nada venha a ser agregado à sua vida pessoal e profissional.

Conseguimos facilmente observar que a escola não está mais cumprindo com o seu papel formador. Não se está interessado em oferecer uma escola de qualidade e de resultados concretos. É a simples reprodução do que os governantes tanto almejam: reprovação zero e nada de aprendizagem. O essencial é que todo ano saiam pessoas ditas formadas, mas desprovidas de conhecimentos essenciais para a consciência social que liberta da opressão dos poderes e possam contribuir para a uma sociedade mais justa e igualitária.

Observando todo o contexto que envolve a problemática da educação brasileira começamos a entender porque tudo contribui para a escola realmente venha a fracassar em sua missão. Passa longe da mente dos governantes a ideia de oferecer um ensino de qualidade. Os filhos dos políticos não são usuários da escola pública e isso explica em parte o grande desinteresse dos governantes em relação à causa educacional. É impossível que os mesmos ofereçam educação de qualidade para a população. Percebem que se fosse feita com responsabilidade não teriam mais os eleitores que eles tanto precisam na hora de se perpetuarem no poder.

Outro fator contribuinte para o fracasso da educação no Brasil diz respeito às estruturas físicas dos estabelecimentos de ensino. Nota-se que a maioria estão em péssimas condições de manutenção. É impossível os professores e equipe pedagógica realizarem um bom trabalho.

Observamos ainda a falta de uma valorização do profissional da educação. Nenhum governante tem o compromisso de mudar essa realidade. A todo instante conseguem maquiar o fato e anunciar para a sociedade o que não conseguem efetivar. Em todos os estados e municípios do Brasil a realidade é a mesma: desvalorização e desrespeito aos funcionários da educação.

Entendemos que as mudanças na educação ainda irão custar a acontecer. Precisa vontade politica e mais iniciativa da classe trabalhadora na luta por melhores salários e melhores condições de trabalho. É preciso abandonar o individualismo e abraçar o sentimento de coletivo, essencial para o sucesso da vitória da luta de classe. Agindo em sentido contrário, às vezes, muitos educadores contribuem para o fracasso da luta enfrentada pela entidade de classe e o restante da categoria.

CONSELHO: ELEIÇÕES 2014, O MOMENTO CERTO PARA EXPULSAR POLÍTICOS FALSOS!
NÃO VAMOS PERDER A NOSSA CHANCE! PROTESTE SILENCIOSAMENTE!
VOTE CONSCIENTE!!!
javascript:void(0)
PROFESSOR HOLANDA
AMOR, PAZ E ESPERANÇA
10.08.2013

Um comentário:

Anônimo disse...

sem contar com do gonverno para alfabetisar, dúvida um bom programa. a contratação de alguns professres,que os os mesmos se encarregam de procurar seus proprios alunos cader a fiscalisação esses alunos realmente estam apredendo?(pense como matéria)