quinta-feira, 15 de agosto de 2013

CASO DE SAÚDE DE UM UPANEMENSE É DESTAQUE NA TRIBUNA DO NORTE

Greve prejudica atendimento no hospital Deoclécio Marques
A greve dos servidores da Saúde tem prejudicado o atendimento no Hospital Regional Deoclécio Marques Lucena, em Parnamirim. De acordo com a diretoria da unidade, as cirurgias eletivas estão suspensas desde o dia 1º de agosto, assim como os retornos de cirurgias ortopédicas. Ontem, 30 pacientes estavam nos corredores do hospital, 18 deles aguardando procedimentos de ortopedia.
Trinta pacientes estavam nos corredores do Deoclécio Marques ontem, sendo 18 deles na ortopedia
Francisco na maca e sua irmã no canto direito da foto
O estudante Francisco das Chagas de Macedo, 19, aguardava desde as 6h da segunda-feira por uma cirurgia ortopédica. Morador de Upanema, Francisco das Chagas sofreu um acidente e passou por cirurgia no Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró. Contudo, após suspeita de que pinos teriam sido colocados incorretamente, ele procurou novo procedimento em Parnamirim, segundo a irmã dele, Maria da Conceição de Macedo.

Assim como ele, outros 17 pacientes aguardavam cirurgias ortopédicas. Os 10 leitos de UTI do hospital estavam ocupados, bem como as enfermarias e outras 37 vagas do andar ortopédico.
De acordo com a diretora administrativa do hospital, Adriana Pontes, a greve tem comprometido o atendimento em função da redução no número de servidores. “Com as cirurgias eletivas não ocorrendo, começa a ter demanda reprimida”, explicou. Segundo ela, em média, são atendidos por dia 400 pacientes de clínica médica, 150 de pediatria e 200 de ortopedia. A coordenadora-geral do Sindicato dos Servidores da Saúde (SindSaúde), Simone Dutra, admite que a redução em 50% no número de servidores acarreta problemas. “Mas a greve só existe porque o Governo não negocia”.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) informou que, com a redução de pacientes nos corredores do Walfredo Gurgel, o foco da Sesap se voltará para o Deoclécio. Até ontem, 193 pacientes já haviam sido atendidos desde o mutirão iniciado no dia 1º.

Nenhum comentário: