domingo, 28 de abril de 2013

Cargas de milho chegam ao Nordeste para alimentar gado vítima da seca


Do Globo Rural

Novas cargas de milho da Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento, chegaram ao Nordeste essa semana para alimentar o gado nos municípios vitimados pela seca.

O milho que chega ao galpão da Conab, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, é esperado com ansiedade pelos agricultores. 3.500 pequenos criadores vão dividir a carga de 51 toneladas do grão. Antônio Lemos de Oliveira queria comprar 22 sacas, mas vai sair com apenas oito.

O Rio Grande do Norte é o segundo estado brasileiro que mais vem recebendo milho da Conab. De maio do ano passado até o momento, cerca de 80 mil toneladas já chegaram e foram distribuídas para os criadores cadastrados. Em quantidade, o Ceará é quem está na frente.

Mesmo assim, a quantidade não é suficiente para atender a demanda. "Está previsto, para esse mês de abril, o recebimento de 5 mil toneladas de milho apenas, quando, na realidade, a necessidade do mês, no Rio Grande do Norte, seria de 24 mil toneladas para atender todos os agricultores do estado", afirma João Lúcio da Silva, superintendente da Conab/RN.

João Batista da Silva recorre ao milho mais barato da Conab para alimentar o pequeno rebanho de gado e ovelhas que mantém no município de Upanema, e agora vai aproveitar o milho com o capim que começa a nascer depois de algumas chuvas. De acordo com a Conab, até o início de junho, serão destinadas 340 mil toneladas de milho para todo o Nordeste.

Nenhum comentário: