sexta-feira, 16 de novembro de 2012

NOSSA OPINIÃO

Senado aprova inclusão da disciplina 'Cidadania Moral e Ética' no currículo escolar                          
                              Ao ler esta matéria sobre estas duas novas matérias que deverão fazer parte do currículo escolar o que primeiro veio à mente foi à célebre frase de Joseph de Maistre: “cada povo tem o governo que merece”. No caso em questão me refiro aos ilustres senadores que mesmo com parecer contrário e razoável do MEC decidiram dar prosseguimento ao projeto.

                            Arrisco a dizer que os ilustres senadores não têm “aparentemente” conhecimento de causa para legislar sobre tal assunto. Digo isso porque tenho a certeza de que eles não conhecem nossa realidade educacional, eles não fazem idéia de como é o dia a dia em uma escola de nível básico e isso inclui o senador Cristóvam Buarque que leciona em grandes universidades onde a realidade em nada se parece com nossas escolas, com nosso alunado.

                            Para não nos alongarmos nesse texto vamos fazer alguns questionamentos, afinal: quem irá ministrar essas duas disciplinas? Qual o material didático? Como encaixar na carga horária?

                         Vamos tomar por base disciplinas que hoje existem, mas que sofrem com problemas semelhantes como a Cultura do RN, Economia do RN, Espanhol etc. em que os professores de outras disciplinas sofrem para ministrar um conteúdo praticamente sem apoio algum, sem material ou capacitação adequada.

                             Vale destacar ainda que o conteúdo “Ética e cidadania” previsto nessas matérias já fazem parte do currículo escolar nos chamados “Temas transversais” dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCS’s mas talvez seria demais querer que os senadores soubessem desse detalhe...

                         Não podemos esquecer ainda da matéria de música que também recentemente foi aprovada para integrar nossa grade curricular e tantas outras que tramitam no Congresso Nacional.

                                É por essas e outras que nossa educação progride a passos tão lentos ou será que os políticos colocariam seus filhos para estudar em uma escola pública?

Nenhum comentário: