quarta-feira, 6 de junho de 2012

Piscicultores do RN recebem licenças ambientais


Um grupo de piscicultores do Rio Grande do Norte recebeu hoje, 05, dia mundial do meio ambiente, as licenças ambientais que permitirão aos mesmos a produção de alevinos em tanques rede no reservatório de Umari, em Upanema/RN. A entrega dos documentos foi feita pela Governadora Rosalba Ciarlini, em solenidade no auditório da governadoria.

Ao todo, foram entregues treze licenças ambientais emitidas pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA). Os empreendedores contemplados com as permissões do órgão ambiental fazem parte da Cooperativa dos Piscicultores do Rio Grande do Norte - COOPIRN. Agora legalizados, os produtores poderão instalar suas gaiolas no reservatório de Umari e dar início ao cultivo de peixes.

Os empreendimentos licenciados passarão a funcionar de forma experimental, para que os órgãos ambientais possam avaliar, na prática, se a atividade causará algum impacto ambiental ao meio. Em função disso, o projeto será desenvolvido em um reservatório não utilizado para o abastecimento humano. Após o término do período probatório, estipulado em dois anos, será possível determinar se a atividade gera algum impacto ao meio e se a mesma poderá ser definitivamente implantada nos demais reservatórios estaduais.

"Estamos trazendo à legalidade uma atividade que será muito importante para a economia do RN. A piscicultura irá gerar emprego e renda à população do interior do Estado. O Governo está tornando possível uma luta que já durava aproximadamente dez anos. Essa conquista representa o compromisso que assumi à frente do IDEMA: gerar desenvolvimento sustentável para o Estado potiguar", afirmou o diretor geral do IDEMA, Gustavo Szilagyi.

De acordo com o diretor-secretário da COOPIRN, Sérgio Braga, a aquicultura na modalidade de piscicultura é o segmento da produção animal que mais cresce no cenário mundial atual, apresentando taxas de crescimento da ordem de 10% ao ano, tendo superado as taxas de crescimento da bovinocultura, da avicultura e da suinocultura. Esse fato se deve em função da busca do homem por produtos alimentícios de origem animal, de baixo custo, que possua alto valor nutricional - que é o caso do peixe.

Ainda de acordo com o diretor, o cultivo de peixes em tanques-rede no Rio Grande do Norte terá o desafio de manter os reservatórios destinados à atividade em condições de qualidade de água desejáveis, para que não prejudique as características físico-químicas destes mananciais. "A atividade deverá ser desenvolvida dentro de uma capacidade de suporte que leve em conta a sua viabilidade ambiental, econômica e social", analisou Braga, que finalizou o seu discurso agradecendo ao apoio recebido do Governo. "Agradeço à Governadora Rosalba Ciarlini e ao IDEMA por realizar o sonho de quem também quer contribuir para o desenvolvimento do RN".

Última a discursar, a Governadora Rosalba encerrou a solenidade destacando que o desenvolvimento da Piscicultura em Upanema irá criar oportunidades de trabalho, mão de obra e qualificação das pessoas que sobrevivem da pesca artesanal, com foco na geração de emprego e renda local. "É uma atividade que está se iniciando da forma correta, através da cooperação de todos aqueles que querem contribuir para a construção de um Rio Grande do Norte cada vez mais sustentável", observou Rosalba.

Um comentário:

adairton medeiros disse...

o pior governo de todos os tempos!!