DNIT contabiliza obra que ainda não tem nem licitação definida



Fabiano Souza - Correio da Tarde
O advogado Alcimar Antonio fez um levantamento sobre a situação da BR-110, no trecho que interliga os municípios de Mossoró, Upanema e Campo Grande e pode confirmar o que o Correio da Tarde já havia noticiado há cerca, de 15 dias, ou seja, ao contrário do que está sendo noticiado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit).

Por iniciativa do vereador Anízio Júnior (PSD), na época atuando pelo PMDB, de Upanema, políticos do Rio Grande do Norte, de diferentes correntes, reuniram-se no ano de 2010, numa audiência pública realizada no município, e comprometeram-se a lutar pela pavimentação do trecho da rodovia BR 110, que interliga os três municípios.

Ao todo, seriam pavimentados 72 quilômetros, a partir do entroncamento da Rodovia BR 304 (área urbana de Mossoró) até o encontro com a BR 226, que passa por Campo Grande em direção aos Municípios de Janduís, Messias Targino, Patu, Almino Afonso e daí para o Alto Oeste potiguar.

A obra incluiria também a construção de duas pontes e diversos bueiros ao longo do município de Mossoró até Campo Grande.

Segundo noticiou o Dnit, em sua página oficial, o edital licitatório foi publicado e a obra teria sido iniciada, no entanto, passados quase dois anos, nada foi feito, e o trecho da BR 110 que vai de Mossoró a Campo Grande, passando por Upanema, continua o mesmo. A estrada de terra batida, com muitos buracos e em péssimas condições de trafego, tendem a piorar com a chegada das chuvas.

Os senadores, deputados federais e deputados estaduais que se comprometeram na luta pela pavimentação do trecho, mantêm-se em silêncio e evitam falar sobre o assunto.

Sem pavimentação da BR 110, Upanema vive no isolamento
Nos últimos 20 anos em conseqüência da falta de manutenção da BR-110, as linhas de ônibus que passavam pela estrada com destino a região do Seridó, deixaram de circular.

Diante dessa situação , a população dos municípios de Messias Targino, Janduís e Campo Grande e Upanema, passaram a utilizar outras alternativas de deslocamento. A saída encontrada foram os transportes alternativos, que também deixaram de utilizar a BR-110 e passaram a utilizar um estrada construída pela Petrobras e também a NR-117, o que aumenta a distancia entre os municípios do Médio oeste e a cidade de Mossoró, principal pólo comercial e industrial do interior do Estado. 

Com a construção de outras rodovias que cortam o Seridó e a região Oeste e que permitem outras formas de acesso a Mossoró a outros municípios do interior do Rio Grande do Norte, diminuiu significativamente o movimento de transportes que cruzavam a cidade de Upanema no trecho da BR-110. 

A pavimentação da BR 110, pelo menos no trecho entre Mossoró e Campo Grande, seria muito proveitosa para inúmeros Municípios do interior do Rio Grande do Norte, em especial para Upanema, que perdeu visibilidade e ficou de certa forma isolada da rota que leva a Mossoró a outras regiões do Estado.

Projeto original da BR 110 está longe de ser concluído
A placa com os dados sobre a obra da BR-110, revelam que o trecho contemplado seria de Areia Branca indo até a divisa com o vizinho Estado da Paraíba, tendo como subtrecho, entroncamento da BR-304, até entrada RN-233, Campo Grande, seguimento dos quilômetros 51 e 129. O prazo contratual da obra é de 730 dias, com valor estimado de R$ 84.358.879,08.

Segundo informações encontradas na página virtual do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), pelo projeto inicial e original da Rodovia BR 110, ela deveria partir de Areia Branca, passando por Mossoró, Upanema e Campo Grande, no Rio Grande do Norte, passando por outros municípios, até chegar à cidade de Patos, no Estado da Paraíba.

No entanto, a denominada "Estrada do Sal", como foi chamada, porque serviria para o escoamento da produção de sal do Rio Grande do Norte, somente foi pavimentada no trecho que vai de Areia Branca a Mossoró, ou seja, em cerca de 40 quilômetros.

Acaso fossem pavimentados os setenta e oito quilômetros de Mossoró a Campo Grande, a BR 110 se ligaria à BR 226 (no entroncamento de Campo Grande) e a uma rodovia estadual, 233 que vai de Campo Grande a Apodi, passando por Caraúbas 

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