Fabiano Souza - Correio da Tarde
O advogado Alcimar Antonio fez um levantamento sobre a situação da BR-110, no trecho que interliga os municípios de Mossoró, Upanema e Campo Grande e pode confirmar o que o Correio da Tarde já havia noticiado há cerca, de 15 dias, ou seja, ao contrário do que está sendo noticiado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit).
Por iniciativa do vereador Anízio Júnior (PSD), na época atuando pelo PMDB, de Upanema, políticos do Rio Grande do Norte, de diferentes correntes, reuniram-se no ano de 2010, numa audiência pública realizada no município, e comprometeram-se a lutar pela pavimentação do trecho da rodovia BR 110, que interliga os três municípios.
Ao todo, seriam pavimentados 72 quilômetros, a partir do entroncamento da Rodovia BR 304 (área urbana de Mossoró) até o encontro com a BR 226, que passa por Campo Grande em direção aos Municípios de Janduís, Messias Targino, Patu, Almino Afonso e daí para o Alto Oeste potiguar.
A obra incluiria também a construção de duas pontes e diversos bueiros ao longo do município de Mossoró até Campo Grande.
Segundo noticiou o Dnit, em sua página oficial, o edital licitatório foi publicado e a obra teria sido iniciada, no entanto, passados quase dois anos, nada foi feito, e o trecho da BR 110 que vai de Mossoró a Campo Grande, passando por Upanema, continua o mesmo. A estrada de terra batida, com muitos buracos e em péssimas condições de trafego, tendem a piorar com a chegada das chuvas.
Os senadores, deputados federais e deputados estaduais que se comprometeram na luta pela pavimentação do trecho, mantêm-se em silêncio e evitam falar sobre o assunto.
Sem pavimentação da BR 110, Upanema vive no isolamento
Nos últimos 20 anos em conseqüência da falta de manutenção da BR-110, as linhas de ônibus que passavam pela estrada com destino a região do Seridó, deixaram de circular.
Diante dessa situação , a população dos municípios de Messias Targino, Janduís e Campo Grande e Upanema, passaram a utilizar outras alternativas de deslocamento. A saída encontrada foram os transportes alternativos, que também deixaram de utilizar a BR-110 e passaram a utilizar um estrada construída pela Petrobras e também a NR-117, o que aumenta a distancia entre os municípios do Médio oeste e a cidade de Mossoró, principal pólo comercial e industrial do interior do Estado.
Com a construção de outras rodovias que cortam o Seridó e a região Oeste e que permitem outras formas de acesso a Mossoró a outros municípios do interior do Rio Grande do Norte, diminuiu significativamente o movimento de transportes que cruzavam a cidade de Upanema no trecho da BR-110.
A pavimentação da BR 110, pelo menos no trecho entre Mossoró e Campo Grande, seria muito proveitosa para inúmeros Municípios do interior do Rio Grande do Norte, em especial para Upanema, que perdeu visibilidade e ficou de certa forma isolada da rota que leva a Mossoró a outras regiões do Estado.
Projeto original da BR 110 está longe de ser concluído
A placa com os dados sobre a obra da BR-110, revelam que o trecho contemplado seria de Areia Branca indo até a divisa com o vizinho Estado da Paraíba, tendo como subtrecho, entroncamento da BR-304, até entrada RN-233, Campo Grande, seguimento dos quilômetros 51 e 129. O prazo contratual da obra é de 730 dias, com valor estimado de R$ 84.358.879,08.
Segundo informações encontradas na página virtual do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), pelo projeto inicial e original da Rodovia BR 110, ela deveria partir de Areia Branca, passando por Mossoró, Upanema e Campo Grande, no Rio Grande do Norte, passando por outros municípios, até chegar à cidade de Patos, no Estado da Paraíba.
No entanto, a denominada "Estrada do Sal", como foi chamada, porque serviria para o escoamento da produção de sal do Rio Grande do Norte, somente foi pavimentada no trecho que vai de Areia Branca a Mossoró, ou seja, em cerca de 40 quilômetros.
Acaso fossem pavimentados os setenta e oito quilômetros de Mossoró a Campo Grande, a BR 110 se ligaria à BR 226 (no entroncamento de Campo Grande) e a uma rodovia estadual, 233 que vai de Campo Grande a Apodi, passando por Caraúbas
7 comentários:
Esse é esforço que a então governadora disse a dias atraz, que não estava medindo?
O uqe eu acho interessante o DNIT mentir e esse povo desmentir. De onde vem essas fontes? Quem está falando a mentira?
Por que essas pessoas desmentem um órgão máximo do Governo Federal? Qual a intenção?
Em relação a pavimentação da br 110 seria de extrema importancia para todas as cidades que iriam ficar interligadas atraves dessa br,principalmente para Upanema,que é uma cidade praticamente isolada das outras.Como eu vi disendo que os deputados, estaduais e federais evitam até de tocar no assunto da construção da br,com serteza a gonvernadora, prefeitos(a) das cidades que realmente estam nessecitando dessa br tambem fazem a mesma coisa nem tocam no assunto da br. Todos anos que é ano de eleiçães as promeças dos politicos são as mesmas e nada é feito enquanto estam no poder do mandato.por isso esiste varios eleitores que só votam a troco de alguma coisa por que sabe se não ganhar antes da eleição depois não é feito nenhum beneficio pela cidade que realmente beneficie a população.
O que foi que esse último anômino disse pelo amor de Deus? Enrolou e naum compreendi nada.
A sociedade upanemense deveria saber diferenciar o que é uma obra federal das outras. Enquanto estão preocupado com a pavimentação da Br 110, que já está inclusa nas obras do pac. Programa do ex-presidente Lula, está na hora de todos os upanemense, as organizações, todos segmentos: religioso, político,filantrópico, não governamental a sociedade em geral se unirem e lutar pela construção da pavimentação da estrada carroçável Caraúbas/Upanema/Assú Br 304 pŕoximo ao posto florestal, já que todos os líderes apoiaram a então governadora, e Upanema desde de sua emancipação não deixa de votar na família da atual governadora.
Olhe, no meu ponto de vista se os representantes do povo de upanema se preocupasse com o desenvolvimento do município de upanema, nossa cidade não era o que ela é hoje: a cidade do SEM (sem estradas,sem agência bancária, sem indústria........sem nada)!!
Caro Silva eu fico impressionado com alguns comentários anônimos que insiste em dizer que não é verdade que essa BR nem se quer saiu do papel,gostaria de saber se isso é só politicagem barata do qual eu não acredito até porque nem todo politico de oposição Upanemense quer essa BR pronta se é que podemos dizer que em Upanema tem oposição.
J.B.S.
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