terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Governo do RN confirma promoções verticais aos professores em fevereiro


Nesta terça-feira (14), o Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy recebeu representantes da Diretoria Regional de Educação Cultura e Esportes (Dired) para a 1ª jornada pedagógica, que tem o objetivo de discutir melhorias na educação do Rio Grande do Norte. O encontro será encerrado nesta quarta-feira (15), mas os resultados positivos já foram adiantados pela governadora Rosalba Ciarlini e pela secretária de Estado da Educação e da Cultura, Betânia Ramalho.
No auditório do Instituto, a governadora antecipou as boas notícias aos professores presentes. A primeira é que em fevereiro o processo de promoções verticais da Educação será implantado. As promoções horizontais serão analisadas por uma comissão e fixadas posteriormente.  Além disso, um grupo de trabalho será responsável pelo levantamento a respeito da reorganização do porte das escolas e reestruturação da Secretaria de Educação, com intuito de fortalecer as Direds.
Sobre as melhorias, a governadora Rosalba Ciarlini comentou que o RN “vai avançar muito na educação e, para isso, precisamos contar com o apoio dos professores e diretores para esse fortalecimento. O momento é de mudança e vamos somar e agregar. Tenho muitos sonhos e um deles é ver a Educação do RN avançar, por isso, vamos estar juntos”, declarou.
 Jornada pedagógica
A secretária Betânia Ramalho explicou que a 1ª jornada pedagógica é uma discussão com os diretores das Direds sobre a operacionalização das diretorias, orientando e debatendo com os profissionais da área quais são as dificuldades e metas que são traçadas pelo plano nacional de educação. As jornadas pedagógicas serão realizadas periodicamente em 2012 e o final do 4º bimestre letivo, professores, diretores e Secretaria de Educação avaliarão dos pontos de sucessos e de entraves.
Para permitir uma maior evolução no meio escolar, a Secretaria de Educação declarou que foram investidos recursos no transporte escolar, merenda nas unidades, reaparelhamento das escolas, novos computadores, carteira, birôs e armários, além do kit escolar composto por materiais de manuseio dos alunos como canetas, lápis, borracha, caderno e pen drive.
Betânia Ramalho disse ainda que “os currículos das escolas estão sendo reestruturados e redirecionados. Uma escola cujo conteúdo não faz sentido para o aluno gera uma fuga do estudante. Precisamos implantar a cultura do acompanhamento pedagógico e não esperar que o aluno seja reprovado para tomar medidas. Os alunos precisam encontrar não só a chance de mudar de vida, como garantir o aprendizado e conquistar um melhor emprego”, revelou.
Nota do Upanema News: vai ter o aumento do Piso ou não? heheheheh

Um comentário:

Adairton Medeiros disse...

Não conheço nem uma escola nesse Estado como relatou a Secretária, acredito que é só no imaginário dela, com relação as promoçoes horizontais, só acredito depois que estiver depositado na conta de cada um Professor. Pois, esse Governo até hoje com relação aos trabalhadores em Educação promete e não cumpre, só mais um exemplo, veja a situação do plano de Cargos Carreiras e salários dos demais funcionários, é lei foi aprovado pela a Asssembléia Legislativa. No Congresso Nacional,tambem foi aprovado um projeto, onde diz que todo trabalhador em Educação, é um profissional em Educação, e que deve ganhar o Piso Nacional.
Agora eu pergunto, o trabalhador cumpre com seus deveres e o Governo atropela seus Direitos por quê? O que fazer?