sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Haddad afirma que reajuste do Piso seguirá Lei Federal


O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse ao presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, professor Leão, em audiência nesta manhã do dia 12, que a correção do valor do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) do magistério seguirá a lógica da Lei 11.738, porém, que por decisão de Governo, o reajuste só será anunciado em meados de fevereiro, a exemplo do que ocorreu em 2011.

A sistemática mantém relação com o custo aluno do Fundeb, conforme determina a Lei 11.738, devendo ser assegurado para o ano de 2012 um percentual de 22,22%. Existem, porém, algumas divergências entre o MEC e a CNTE sobre o valor do Piso, em 2012, o valor defendido pela CNTE é de R$ 1.937,26 contra R$ 1.450,75 que o MEC deverá anunciar em fevereiro próximo.

No final dos trabalhos legislativos na Câmara Federal, houve uma tentativa de alterar o cálculo do reajuste do piso salarial, o que reduziria para algo um pouco acima de 5%, na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos deputados, abortada por um recurso apresentado pela deputada federal Fátima Bezerra (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura, ao Plenário da casa. Segundo Fátima, “existe uma grande pressão de governadores e prefeitos contra o percentual de reajuste de 22,22%, razão pela qual a categoria deve manter-se mobilizada para fazer valer esse direito, conforme a CNTE vem orientando”.

O recurso da deputada evitou mais um ataque ao cumprimento da lei do piso. Para o senador Cristóvão Buarque, um dos líderes da Frente Parlamentar em Defesa do Piso, que é presidida pela deputada: “O Brasil tem uma dívida muito grande com a deputada federal Fátima Bezerra quando ela colocou a emenda na Lei do Piso Salarial do Magistério definindo o limite da carga horária em sala de aula para o professor. Agora, tem uma dívida ainda maior pela vitória que ela teve em levar para o plenário da câmara dos deputados a proposta de Lei que define o reajuste do piso salarial. Se não fosse a luta difícil que ela levou nestas duas últimas semanas, os professores ficariam com o reajuste abaixo da inflação. Ela conseguiu uma grande vitória em levar o projeto para o plenário”.

Nota do Upanema News: essa era a notícia que todos os professores estavam esperando! Muito do ótimo!

6 comentários:

HOLANDAINFO CURSOS INTERATIVOS disse...

BRASIL: UM PROFESSOR VALE MUITO POUCO!

Já se passaram muitos anos e ninguém consegue concretizar o sonho de todo professor brasileiro que é de ver sua valorização de fato sendo posta em prática. Apareceu o piso nacional. Quando apareceu alguns ficaram imaginando que seria a salvação. Estavam todos enganados. É verdade que melhorou um pouco.
É muito estranho quando alguém da administração municipal de algum município brasileiro vem com a conversa de que não dar para pagar o piso aos professores. Grande salário, esse!.
Ninguém acha um absurdo o que um vereador ganha. Aliás, trabalham muito: apenas alguns meses do ano. Os professores tem 200 dias letivos para cumprir.
É o Brasil que tem no presente o que sempre vai fazer dele um país do atraso e do subdesenvolvimento. Falta uma educação de qualidade e quem realmente faz essa educação não receber a atenção devida por parte de nossos administradores.
Observem, ano 2012, ano de eleições, as mesmas promessas e fingidos compromissos de cuidar da educação. Quando ganham? Aí, é outra história: falta tudo. Não tem recursos pra manter as escolas e para pagar o piso nacional aos professores. Nessa hora, o estado, o municípios,todos quebrados.
Felizmente, ainda existem alguns parlamentares que tem compromisso com a educação e conseguem diminuir os efeitos danosos desses representantes inoperantes.

PROFESSOR HOLANDA
AMOR,PAZ E ESPERANÇA
NATAL, 13.01.2012

Sem. Jefferson Carvalho disse...

o estudante do 3° ano Felipe Medeiros acaba de receber a notícia que passou na 1 fase do SISU, recebeu a notícia quando retornava de uma viagem com a turma do 3° ano "A"..

Anônimo disse...

mas, será que Rosalba (estado) e Maristela (Upanema) vai cumprir?, aí são outros quinhentos, como diz o matuto.

Anônimo disse...

SERÁ Q AGORA SAI SILVA JR??KK

Anônimo disse...

Silva no site da SEEC, tem informações sobre o piso do professor, e o concurso do estado.

Anônimo disse...

so acredito quando eu entrar na minha casa com o dinheiro na minha bolsa porque do contrario eu nao creio que vai entrar na minha conta.