NO JORNAL DE FATO


Ponte de ferro de acesso a Upanema assusta
Passar numa pequena ponte de ferro e madeira na RN-405, trecho que interliga as BR-304 e 110, é um tanto assustador, pelo barulho e também pelo risco de acontecer acidentes. O fato chegou ao conhecimento do Ministério Público Estadual, que abriu investigação para saber se o Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) está fazendo a manutenção devida.

A ponte tem cerca de 150 metros sobre o rio Upanema, perto das localidades Carão e Caraúbas. É muito utilizada porque no trecho Mossoró-Upanema, a BR-110 não tem asfalto. Diante desta deficiência, o cidadão se dirige à cidade pela rodovia construída pela Petrobras, uma espécie de desvio, passando pela ponte de ferro e madeira no rio Upanema.

O Inquérito Civil, instaurado pelo promotor de Justiça Clayton Barreto de Oliveira, apura ainda as condições de tráfego, sinalização e segurança da ponte que integra a RN-405 e permite a passagem de apenas um veículo por vez. 

Conforme o documento, a falta de estrutura tem causado insegurança e preocupação entre os que trafegam pelo local, único acesso asfaltado ao município. Além do alto índice de assaltos, em épocas de chuva, o nível do rio sobe e deixa a estrutura da ponte submersa, deixando a cidade ilhada. Em nome da sociedade, o promotor pede providências.

Segundo o promotor de Justiça, as intervenções do DER/RN não solucionaram o problema. "As últimas intervenções limitaram-se à retirada da camada de asfalto que cobria o vão da ponte, bem como a colocação de uma lombada não-sinalizada, o que representa, de certa forma, um arremedo", disse o promotor. 

Com o Inquérito, o DER/RN tem 10 dias para informar dados técnicos e administrativos ao Ministério Público e encaminhar ofício ao Núcleo de Perícias em Arquitetura e Engenharia do MP/RN, para que seja agendada uma visita ao local.

Gerente regional do DER diz que manutenção foi feita
Ao DE FATO, o diretor regional do DER, engenheiro Nilton Rêgo, informou que esteve semana passada fazendo uma visita técnica à ponte de acesso a Upanema, na RN-405. Segundo ele, havia alguns problemas de solda, mas estes foram corrigidos. "O que ocorre é que esta ponte é de ferro e madeira, construída em cima de dormentes", explica o engenheiro, lembrando que não existe risco algum de desabamento.

Ainda conforme Nilton Rêgo, foi necessário retirar o asfalto de cima de madeira do lastro da ponte, para ampliar a segurança. E ainda conforme o engenheiro, é realmente necessário que passe um carro por vez. O diretor finaliza dizendo que tudo isto vai acabar quando o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) asfaltar a BR-110, o que, conforme o diretor, deve acontecer em breve.

Nilton Rêgo, quando diz que a BR-110 deve ser asfaltada em breve, está se referindo à declaração do diretor nacional do DNIT à governadora Rosalba Ciarlini, semana passada, de que vai vir pessoalmente ainda neste mês assinar a ordem de serviço para iniciar de imediato as obras da BR-110, no trecho Mossoró/Campo Grande, passando por Upanema.

Quanto à ação de Investigação do Ministério Público, o diretor regional do DER disse que o promotor está fazendo o trabalho dele junto à sociedade. Considera importante inclusive para esclarecer a população quanto ao trabalho de manutenção que vem sendo feito na ponte e que isto depende também, em parte, com o envolvimento de população. "Estamos à disposição para qualquer esclarecimento, seja da mídia ou do Ministério Público ou de quem quer que seja", diz o gerente regional Nilton Rêgo.

3 Comentários

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem