domingo, 18 de setembro de 2011

NA TRIBUNA DO NORTE

Barragem

Localizado na zona gravitacional de Mossoró, o município de Upanema tem grande potencial de desenvolvimento. No início da década passada, o governo do Estado construiu um imenso reservatório para represar as águas dos rios. A Barragem de Umari tem capacidade para 300 milhões de metros cúbicos. Mas o projeto de construir um eldorado da agricultura irrigada ficou no papel. Na área da barragem existem hoje pequenos criadouros de alevinos. Sem acessos pavimentados, Upanema é um ilha na divisa das regiões Oeste e Central. A população espera, há mais de 25 anos, a conclusão da BR-110, iniciada no governo do presidente José Sarney.

No RN, quem faz o melhor uso dos recursos hídricos é a cidade de Serra Negra do Norte, onde o ex-prefeito Ruy Pereira construiu uma sequência de 12 barragens submersas, possibilitando a exploração da agricultura irrigada de baixo custo. O município produz feijão o ano todo. Em Serra Negra, o índice de pobreza é de 13,3%.

Um comentário:

adairton medeiros disse...

Aqui é um gestor que merece elogiu!!! se preocupou com o desenvolvimento, com o desenvovimento do município. olha, se os getores do nosso município se preocupasse com o desenvolvimento de upanema, enquanto, a barragem chegasse a sua capacidade máxima, teriam feito as barragens submersas,e estrada ligando caraúbas/upanema/assú.é um dos meus sonhos, já comentei para todos os representantes do povo de upanema, vereadores, ex-prefeitos. e nada..parece que não tem cacife para exigir dos nossos representantes no âmbito estadual e federal, eu acho que a maioria do povo de upanema sabe porquê.