NO JORNAL DE FATO

PMDB está ‘rachado’ em municípios 
Não será fácil o PMDB manter a unidade em vários municípios oestanos. Existem problemas profundos, principalmente de ordem pessoal, que muito dificilmente serão superados para as eleições do próximo ano. Nem mesmo a interferência da Executiva Estadual será suficiente para reaproximar antigos aliados.
O rompimento entre peemedebistas foi verificado pelo presidente regional do partido, deputado Henrique Alves, que cumpriu extensa agenda na Região Oeste no último final de semana. Ele sentiu o clima tenso na base oestana, chegando, em algum momento, a se irritar com antigos liderados, que não aceitam a abertura de diálogo.

Em Upanema, o ex-prefeito Jorge Luiz se negou a recepcionar a comitiva de Henrique, para não dividir o mesmo ambiente com a prefeita Maristela. O vereador Anízio Júnior, "Juninho de Mainha", também não atendeu o convite. Ele, orientado por Jorge, se prepara para disputar a sucessão municipal 2012, devendo enfrentar Maristela. Os dois, Jorge e Juninho, vão mudar de partido, devendo levar considerável fatia do PMDB de Upanema.

Na reunião com Maristela e na presença tímida de antigos peemedebistas, Henrique Alves mandou recado, ao afirmar que no próximo ano vai trabalhar para derrotar "um certo vereador", referência clara a Juninho.

Depois de Upanema, Henrique Alves constatou a divisão do PMDB de Campo Grande. No município, ficou do lado do prefeito Bibi de Nenca, enquanto o ex-prefeito Bebeto Almeida não apareceu no encontro. O prefeito e o ex estão rompidos há alguns meses e o confronto saiu da esfera política para a questão pessoal. Os dois não aceitam sequer frequentar o mesmo ambiente.

Bebeto, que deve sair do PMDB, já disse que levará o grupo junto, enquanto Bibi Nenca garante que o partido continuará firme. O certo, porém, é que o prefeito será candidato à reeleição, sem repetir o palanque de 2008, uma vez que enfrentará o próprio Bebeto Almeida.

Em Governador Dix-sept Rosado, outro problema: o vereador peemedebista Neto da Pedra está se afastando da prefeita Lanice Ferreira para se aliar ao ex-prefeito Anax Vale, do PSB. Possivelmente, será o vice de Anax, numa linha de oposição. O PMDB também tem dificuldade para segurar em seus quadros o ex-prefeito Gilberto Martins, que anda distante da administração de Lanice Ferreira.

Henrique Alves já havia sido alertado para os problemas que encontraria na Região Oeste. Na semana passada, em entrevista ao JORNAL DE FATO, o deputado Valter Alves, primo de Henrique, havia confirmado a divisão do partido em alguns municípios. Porém, ressaltou que o diálogo seria aberto em várias frentes como forma de superar as dificuldades. No entanto, o que os líderes Alves viram no final de semana ficou claro que a base do PMDB está comprometida em várias localidades.

1 Comentários

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato