segunda-feira, 6 de junho de 2011

MINHA OPINIÃO SOBRE A GREVE

::educação
Apoiei a greve desde o início mas, acredito que a decisão mais correta neste momento seria retornar as aulas por vários motivos.

Primeiro porque o Governo do Estado lançou sua primeira proposta e mostrou que está aberto ao diálogo, deveríamos, portanto, voltar as aulas e deixar que a direção do SINTE/RN continue as negociações.

Claro que queremos melhores salários mas os alunos também sofrem com essa decisão e o ano letivo a cada dia está sendo mais prejudicado.

Um retorno neste momento seria de cabeça erguida, explicando as conquistas alcançadas aos alunos. Agora, com a continuidade da paralisação corremos o risco de voltar "com o rabo entre as pernas" por uma decisão judicial ou mesmo por uma ameça de cortar o ponto dos grevistas.

Até o momento a sociedade apoiava a paralisação, com a intensificação da propaganda do governo e o recrudescimento do movimento poderemos ter o efeito contrário.

Mesmo assim respeito a decisão da categoria e neste primeiro momento seguirei junto mas, deixando bem claro meu posicionamento para a população.



10 comentários:

Profº Francisco Gondim disse...

Você disse muito bem: foi uma primeira proposta.

O Governo dizia que não poderia apresentar nada porque estava impedida pela LRF. Mas apresentou uma proposta baseada na Lei do Piso e da decisão do STF. Mas a proposta do Governo não cumpre de imediato e retroativo a abril a Lei do Piso. Também não cumpre a Lei do Piso que diz que os aposentados também têm os mesmos direitos dos professores da ativa.

Mas você esqueceu do fato de que o Governo não negocia com direção do SINTE, sem a categoria em greve. Isso ficou provado desde o início do atual Governo.

Você também esqueceu que furar greve é, no mínimo, falta de coerência. Furar a greve e ficar esperando que os demais companheiros lutem por nós é algo condenável.

Agora,

Klênia disse...

Também concordo com você Silva! Essa é a pura verdade, só quem sofre com isso são os alunos, que mais tarde serão prejudicados nos processos seletivos!

Edson Rocha disse...

Caro Silva Júnior como faz para enviar uma matéria para ser publicada no seu blog, pode ser através dos depoimentos.
edsonrochabezerra@hotmail.com

Anônimo disse...

Silva, gostaria que vc públicasse em seu blog a minha última públicação no EDCM, sobre a reunião de amanhã.

Atenciosamente:
Edinael Castro.

Jander Freire disse...

Massa mesmo é essa charge de Ivan Cabral...

Mossoró Press disse...

Colega Francisco,
Em momento algum eu convoquei para furar a greve!

Mas digo mais, vc naum está em greve! vc está de férias o q é totalmente diferente...

Francisco Gondim disse...

Já sei que você mais uma vez se confunde. Greve parte dos profissionais, como está acontecendo. Férias são normais, quando se conclui o ano letivo. Ainda existe o recesso de meio de ano.

Nós estamos em atividades de greve. Já fizemos atividade de rua, fomos à rádio local algumas vezes. Eu acho que você me confundiu com outro.

Quanto a furar a greve, eu me referi ao Estado. Se Upanema voltar, se constui em furar a greve estadual. Espero que me entenda.

O problema maior é que o Governo tentou burlar a lei, deixando de pagar o nosso direito que vem desde abril. Querem começar pagando 25% em setembro, 50% em outubro, 75% em novembro. Somente em dezembro que chegaria a 100%. Você já calculou quando isso representa em nosso bolso? Sem contar que em janeiro é o mês da correção do valor do piso. Será que eles vão querer corrigir isso? Ou será que vai ficar para setembro?

Eu acho que quem está errado é quem não cumpre a lei. Ou vamos inverter as coisas?

Imagine se a lei fosse para descontar algum valor de nosso salário, a partir de abril. Será o Governo iria esperar para setembro e começar com 25%?

Pense nisso!

Anônimo disse...

dona klenia em momento algum eu entendi que silva Junior se quer insinua em furar greve,deveria você ja mais usar o mesmo discurso dos politicos que estao em suas administrações atuais de que o mais prejudicados sao os alunos,lembrando a senhora que os professores de hoje foram os alunos de um passado recente e que o discurso era o mesmoo e os professores ate hoje sobrevive com salários miseráveis e uma educação cada vez mais abandonada,entenda vocês que educação nao traz voto pelo fato de nao ser visível diante da sociedade como uma estrada,viaduto,ate mesmo um predio para escola,um hospital,uma ambulância dona klenia ate mesmo uma dentadura traz mais votos do quer a educação. jenildo

José Jonas disse...

Se o Estado se preocupa tanto com a educação dos alunos, por que não prioriza a educação desse país? Por favor, é educação no Brasil nunca foi prioridade, isso é um fato, e encima desse fato podemos afirmar, sem medo, que: os prejudicados são os alunos, professores, garis, presidiários, aposentados, donas de casa, agricultores, e quem mais viver nesse país. Só porque o aluno terminou o ano letivo na data estabelecida e foi aprovado em um exame seletivo não quer dizer que a educação esteja bem, pois educação não se resume a isso.

Roberto disse...

Bom não tenho o costume de escrever comentários para blogs,
Mas desta vez senti uma necessidade, sou aluno de ensino médio da Escola Estadual José Calazans Freire que por sinal esta em greve.
Gostaria de entender melhor quais os benefícios que essa greve irá trazer para nós alunos. Até onde sei os professores estão em busca do reajuste do piso salarial e de “melhorias para a nossa educação.”
Sempre há alguém para dizer que os professores só querem dinheiro com essa greve. Eu não penso bem dessa maneira, mas há sempre um professor para dizer que está em buscas de “melhorias na nossa educação.” Está bem, mas quais são essas melhorias? Pois na minha escola há salas e carteiras sobrando, nunca falta merenda, tenho laboratório de informática a minha disposição, temos transporte para alunos que moram na zona rural. Bom se a nossa educação ainda precisa de melhorias p@# vai ficar muito F@d# pra C@R#lho!
Por enquanto não consigo ver benefícios já que estamos a mais de um mês sem ter aula.
Talvez algum professor irá dizer “esse ai nem assiste aula direito” ou “esse ai não tá nem ai pra vida.” Mas garanto uma coisa: quero ingressar em uma Universidade um dia. Sei também que depende muito de mim é claro, mas sem professor não dar
Só quero que vejam que essa greve só prejudica a uma classe: não é a dos professores, muito pior a dos governantes mas sim a classe ESTUDANTIL.

Antonio Roberto de Oliveira Vitor.

Obs.: sei que alguns professores irão aparecer com suas respostas prontas (se esse comentário for publicado), mas espero que algum deles me mostre outra classe prejudicada além da minha.