sexta-feira, 20 de maio de 2011

QUE DEMOCRACIA É ESSA?

::matéria publicada na última edição do Jornal de Upanema
Em alguns comentários sobre a política local nos blogs e também em conversas com populares, percebemos que muitos alertavam para uma "fila" que existiria na sucessão municipal, ou seja, a "vez" agora não seria de candidato “A” e sim, de algum outro que teria o “direito” por estar há mais tempo na fila!

Essa quantidade enorme de aspas é pra mostrar que o assunto é muito subjetivo e vem sendo aos poucos disseminado na cabeça das massas que não têm o poder de decidir e são até de certo modo obrigadas a aceitá-la como única opção.

Talvez as escolhas dos nomes sejam feitas através de intervenção divina, ou pelo menos sua justificativa como ocorria no Absolutismo com a “teoria da origem divina do reis”. Faço essa afirmação após ouvir até a citação da Bíblia, para dizer que tudo tem seu tempo e agora seria o tempo do candidato “B”, uma verdadeira piada de mau gosto! 

Mas então eu pergunto: afinal, se essa fila realmente existe, quem é que decide sua ordem? O povo ou os caciques locais?

O leitor mais atento poderia dizer: não faça perguntas que você já sabe a reposta!

O que temos que entender é que esse fato só serve mesmo para mostrar o quanto somos carentes de senso crítico, senso político, levados muitas vezes por interesses pessoais escusos ou talvez ainda tudo se resuma mesmo na falta de educação, porque certamente pessoas que defendem esse tipo de raciocínio não têm instrução, ou no mínimo é mais um analfabeto funcional como milhares que existem Brasil afora...

Entendo que muitos são levados ainda a defenderem com toda sua força certos posicionamentos sonhando serem recompensados com uma sinecura em um futuro próximo. Ledo engano. Maquiavel há muito já alertava que o novo governante “não pode manter como amigos os que o puseram ali, por não poder satisfazê-los do modo que esperavam e por não poder usar contra eles de autoridade, já que está em débito com eles”.

Democracia vem do grego ("demo+kratos") e pode ser entendido como o governo do povo.
O leitor já se perguntou que democracia é essa que o povo não tem liberdade de escolha? De voto? Isso mesmo! Essa é uma das falhas da nossa democracia. Você é levado a crer que escolhe, que tem opção, mas na realidade alguém decide por você e o voto na maioria das vezes serve apenas para confirmar os candidatos escolhidos pelas lideranças políticas. Tomando como exemplo a situação local, será que, por exemplo, você tem direito a escolher quem será o próximo prefeito (a)? A resposta da maioria certamente será sim. Mas seguindo meu raciocínio, em 2008 se enfrentaram Maristela X Luis Jairo e pelas conversas de bastidores, o confronto será reeditado novamente em 2012. E então leitor? Será que você tem mesmo liberdade de escolha? Pense nisso!

A cada pleito insistem em passar a impressão que não está tudo definido, decidido. Usam  slogans com palavras como “mudança”, “renovação”, mas na prática o povo não pode fazer nada além de confirmar nas urnas o que já vem pré-estabelecido. Para comprovar, basta que observem quantas eleições em Upanema temos o verde contra o vermelho se alternando no poder com pouca variação de nomes, famílias.

Precisamos mais do que nunca tomar as rédeas do destino de nossa cidade, ou no futuro próximo nossa geração será cobrada por ter sido cúmplice do destino miserável que se anuncia.

Um comentário:

Josenildo Batista disse...

Parabéns uma ótima matéria.