quarta-feira, 27 de abril de 2011

Vacinação segue até 13 de maio

              
A campanha nacional de vacinação contra a influenza, que começou na segunda-feira (25), vai até 13 de maio em 1.746 postos em todo o Rio Grande do Norte. No próximo sábado (30) acontece o "Dia D" de mobilização, com os postos de vacinação abertos das 8h às 17h. Aqui em Upanema estarão funcionando como Posto de vacinação a Unidade Mista de Saúde Raimundo Nonato Cândido PSF I e a  Unidade Básica de Saúde Augusto Pinheiro Figueiredo  PSF II.

         Podem se vacinar idosos a partir de 60 anos de idade, gestantes, crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos e trabalhadores de saúde. No Rio Grande do Norte a meta é vacinar 466.690 mil pessoas, o que representa 80% da população destes grupos.
          A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério Sul em 2010, entre eles o da influenza A (H1N1). Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, deficiência no sistema imunológico (de defesa do organismo) ou tratamento de doenças como câncer e aids, que devem consultar o médico antes de tomar a vacina.

          No caso das crianças, é preciso uma atenção maior dos pais ou responsáveis, pois eles deverão levá-las duas vezes aos postos de vacinação. Em cada vez, será aplicada meia dose de vacina. Para garantir proteção contra a gripe, é fundamental que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina.

             Para a campanha de 2011 a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu do Ministério da Saúde 510.090 mil doses da vacina que já foram distribuídas entre as Regionais de Saúde e encaminhadas aos postos de vacinação.
Fonte: Secretaria de Saúde

Nenhum comentário: