sexta-feira, 4 de março de 2011

Comunidades rurais de Upanema recebem água encanada da Caern

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR
Dentro da programação voltada para universalização do serviço de distribuição de água também na zona rural, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) inaugura, nesta sexta-feira (4), o sistema de abastecimento de água das comunidades de Boágua I e II, no município de Upanema, região Oeste do Estado. Através de uma derivação da Adutora Jerônimo Rosado, a Caern vai atender 250 pessoas.

A solenidade de inauguração será realizada às 14h e contará com a presença da prefeita de Upanema, Maristela Freire e do gerente da Regional Mossoró, João Maria de Sousa.

Para a execução da obra, foi firmada uma parceria entre a Caern, que disponibilizou todo o material hidráulico e elétrico, e a Prefeitura de Ipanema, responsável pelo serviço de escavação das valas a implantação dos tubos, com a supervisão da Caern.

Segundo o gerente da Regional Mossoró (RMO), João Maria de Sousa, antes do benefício, as comunidades de Boágua I e II utilizavam água de um chafariz, transportada com dificuldade até as residências, onde era acondicionada em recipientes quase sempre em condições higiênicas precárias. Com a implantação do sistema, as 50 residências passaram a receber água encanada, de boa qualidade, em ligações individuais.

O sistema, que vai entrar em operação de imediato, já na sexta-feira (4), deverá ser incluído no modelo de autogestão, onde os próprios moradores administram o serviço com acompanhamento da Caern. A experiência está sendo desenvolvida com êxito em comunidades rurais espalhadas por todas as regiões do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário: