sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Primeira turma de Pedagogia da Terra prepara formatura

A primeira turma a concluir o curso superior em licenciatura plena em Pedagogia da Terra inicia esta semana os preparativos para colação de grau, que ocorrerá em março. Neste sábado (19), às 11h, será realizado um encontro entre os 156 formandos, professores e coordenadores do curso. A atividade será no Centro de Treinamento Libânia Lopes Pessoa, em Mossoró (RN), e contará com a presença do superintendente regional em exercício do Incra/RN, Mário Moacir de Almeida, e de representantes de instituições e entidades que compõem a parceria do Programa Nacional de Educação para Reforma Agrária (Pronera).

O último módulo de aula foi aplicado no segundo semestre do ano passado. Os estudantes são de assentamentos da reforma agrária dos Territórios da Cidadania do Açu/Mossoró e Sertão do Apodi. Eles realizaram os trabalhos de conclusão de curso nos próprios assentamentos em que moram. Esta é a primeira turma de nível superior a cursar Pedagogia da Terra. A ação é uma parceria do Incra com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) e com movimentos sociais.

O curso teve carga horária de 3.270 horas-aula. A grade incluiu disciplinas com temas relacionados à licenciatura plena em pedagogia e ao meio rural. Os estudantes assistiram aulas presenciais (tempo/escola) no Campus Central da Uern e no Centro de Treinamento Libânia Lopes Pessoa, em Mossoró. Também realizaram vivência nos assentamentos rurais (tempo/comunidade). A grade escola foi concluída em janeiro passado com a apresentação da monografia de final de curso, cujo tema foi Pedagogia e o Meio Rural.

De acordo com Mário Moacir, depois de formados, os assentados poderão trabalhar como professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, na educação de jovens e adultos, na coordenação pedagógica de instituições de ensino e na gestão e desenvolvimento de projetos na área de educação.

Pronera
O programa tem a missão de ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados. Atua como instrumento de democratização do conhecimento no campo, ao propor e apoiar projetos de educação que utilizam metodologias voltadas para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária.

Os jovens e adultos de assentamentos participam de cursos de educação básica (alfabetização, ensino fundamental e médio), técnicos profissionalizantes de nível médio e diferentes cursos superiores e de especialização. O Pronera capacita educadores, para atuar nas escolas dos assentamentos, e coordenadores locais, que agem como multiplicadores e organizadores de atividades educativas comunitárias.

No Rio Grande do Norte, o Incra investiu recursos que ultrapassam R$ 8 milhões para atendimento de 2.732 jovens e adultos trabalhadores rurais assentados. A parceria de sucesso envolveu os movimentos sociais, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Foram ministrados cursos de Educação de Jovens e Adultos, Ensino Normal Médio, Técnico de Enfermagem, Controle Ambiental e de Agropecuária, além do superior em Pedagogia da Terra. 
Enviado por Luíza em nome do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Upanema.

Nota do Upanema News: dentre esses formandos nós temos dezenas de upanemenses. Seria importante até o sindicato enviar quantos são, os nomes, para que toda Upanema fique sabendo.

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