quinta-feira, 28 de outubro de 2010

LEITOR: ONILDO

Na minha humilde concepção, uma parte do povo brasileiro tem um problema sério de memória. Com isso, alguns políticos com memórias privilegiadas se aproveitam e tecem comentários tendenciosos manipulando a opinião pública. Não dá prá dizermos que o FHC foi um péssimo governo! Não concordo com isso! Teve suas vantagens e seus defeitos. Da mesma forma o governo Lula. Entendo que o Brasil, após anos de atraso, está numa crescente em seu desenvolvimento. Quem entrar, deverá dar continuidade a esse processo. O Lula praticamente adotou a maioria dos projetos de FHC e simplesmente aperfeiçoou. Quem entrar deverá seguir a mesma política. Até porque não tem como mudar muito.O brasileiro deve torcer prá isso. O que está pobre nessa campanha são os debates entre os dois candidatos. Sempre um atacando o outro. Que coisa chata! Entendo que temos problemas demais prá resolver nesse país. Nem Lula e nem FHC resolveram todos os problemas: de segurança, de saúde, de educação, de habitação, de saneamento básico, de infraestrutura, de corrupção, entre outros. Pelo contrário, alguns desses setores estão piores. O Brasil tem que sentar e tentar pelo menos resolver esses problemas básicos.

6 comentários:

Anônimo disse...

gostaria que o policial rodoviario tivese coragem e declarasse o seu voto. quem sabe, analisando mais pros do que contra de um dos dois projetos de governo, contribuiria com a indecisão de muita gente. Meio termo não dá cara, ou vc vai anular seu voto?

Josiel disse...

Perfeito. Onildo você disse tudo. Parabéns.

Anônimo disse...

Perfeita colocação! Lula continuou o que vinha sendo feito por FHC. É verdade que em algumas coisas até melhorou, mas quem abriu a estrada foi o seu antecessor Os grandes problemas continuaram. Tanto Dilma como Serra, deixará tudo do jeitinho que está. Sem tirar nem por. Gostaria que os problemas fossem resolvidos, mas quando eu escuto alguém prometendo que vai acabar com a pobreza, eu ficou desiludido. Eles não querem acabar com a pobreza. São estas pessoas (a maioria do nosso povo) que os elegem.

Anônimo disse...

acrescentando o comentário que me antecede, gostaria de informar que , se alguem acabar com a pobreza como eles vão sobreviver, 1º acaba comicios e outros, já penspo se Lula tivesse feito um poço no Municipio de Upanema, em 20 propriedades de agricultores pobres, ou se os assentamentos não estivesse tão pobres como estão, há vc poderia falar bem do presidente, procure uma consulta pelo SUS pra ver se sai menos de 40 dias, que braasil, estamos vendo, imagine se o professor fosse bem pago em outros municipio s como é aqui() e outroas didiu vc tem razão mesmo o que falta no povo brasileiro é EDUCAÇÃO

Zé Mário disse...

Prezado Silva Junior, aproveito este espaço para comentar a respeito do post acima enviado pelo nosso companheiro Onildo.

Caro Onildo.
Não quero polemizar este espaço sobre a política Brasileira, mas acredito que no momento como este de eleição vale a pena trazer ao leitor alguns fatos importantes. Concordo quando você afirma que o povo não tem memória. É claro que sim. Esta falta de memória vem da falta de conhecimento, pois sabemos que vários projetos tentaram erradicar ao analfabetismo no Brasil com políticas erradas Mobral e etc., nunca funcionou. Porque não havia interesse das classes dominantes, as oligarquias. Apenas no Governo Lula se aproximou de uma realidade mais efetiva que foi o bolsa família que tantos criticam. Mas para se entender melhor se faz necessário que voltemos um pouco na Historia deste País.

Anos de chumbo
Até porque muito que acessam a internet é na sua maioria jovem que não conhecem os anos de chumbo da ditadura brasileira. E hoje vêem o Brasil resumindo sua Historia em 3, 5, 10 anos praticamente com o uso da internet. Este país sempre foi administrado pelos poderosos, os partidos de direita, e prova disto é que na década de 60 quando se tentou uma política voltada para as minorias os poderosos se sentiram ameaçados e juntos com os militares, Aeronáutica, Marinha e Exercito fecharam o congresso, acabaram as eleições, os sindicatos, fecharam jornais proibiram os abaixo-assinados. Os militares assumiram a presidência e instituíram o regime militar, tudo que era censurado só depois era divulgado ou impresso em jornais ou revista, a Ditadura era o regime. Naquela época muitos fatos aconteceram e não foram divulgados. O único meio de comunicação com maior abrangência era o radio e jornais mais para nós de Upanema muito pouco chegava sobre as mortes, ex. jornalista Herzog, capitão Lamarca e tantos outros torturados.

Culpa nos outros
Quem não se lembra do episodio do rio centro, no inicio de 80, onde a direita iria explodir uma bomba no show e culpar a esquerda. Na hora de armar a bomba ela explodiu na mão do sargento. A mascara caiu. A direita tumultuava e culpava a esquerda. Passados anos o país cada vez pior o povo se mobiliza (diretas já) e retoma a democracia.

Volta a democracia
A divida do FMI só aumenta, o Brasil entra em crise Sarney herda o Governo de Tancredo Neves. Não resolve a crise brasileira e os primeiros planos do FMI não funcionam. A direita coloca Collor como salvador da pátria Lula vai com o mesmo para disputa no debate final da Globo que sempre esteve a favor da direita faz uma montagem excepcional sobre o debate e mostra Collor como a melhor solução, aproveita e mostra os seqüestradores de Abílio Diniz com camisas do PT. Tudo isto em menos de 48h para que o povo brasileiro entendesse que Lula estava a favor seqüestradores e não sabia debater.

A farsa Collor
Collor ganha e assume, a política do neoliberalismo se inicia, confisca a poupança dos mais necessitados, pois a direita já sabia do confisco e desviou o dinheiro para países como a Suíça, paraísos fiscais ou comprou dólar. Os novos planos do FMI não foram cumpridos em seu Governo. Desempregou funcionários dos correios do BB caixa econômica e outros órgão afirmando que as pessoas eram improdutivas. Foi cassado. O resto é Historia.

O plano
Itamar assume o FMI começa a impor medidas mais enérgicas sobre o Brasil, afinal de contas 10 anos se passaram e a divida brasileira só cresce. Um novo plano e entregue a Itamar Franco pelo FMI, o plano real (criado no governo Itamar) o então ministro FHC se encarrega de impor o plano do FMI assim como foi feito com a Argentina. Este plano seria o ultimato do FMI para o Brasil voltar a ter credito no FMI. Assim como os outros planos, era acompanhado por agentes do FMI que visitavam o Brasil a cada período. A primeira parte do plano deu certo, mas teria que por em pratica as demais ações.


#Continua no próximo comentário

Zé Mário disse...

@Continuação do comentário anterior

As vendas
Por ser um governo Neoliberal teria que desestatizar o Estado e fazer caixa. Vendeuvarais empresas: Vale do Rio doce, Telebras, Embratel, Telern Cosern E não vendeu a Petrobras porque os funcionários fizeram 30 dias de greve mas até o nome chegou a mudar para Petrobrax, mas os brasileiros se uniram e o nome voltou a ser Petrobras.


Resultados

Pontos negativos de FHC -
- apagão energético;
- falta de incentivo às exportações
- aumento da dívida pública, apesar do que foi arrecadado com as privatizações
- achatamento salarial
- sucateamento do serviço público (as universidade ficaram sem poder fazer concurso para preencher vagas)
- sucateamento da infra-estrutura (não houve conservação das estradas, nem dos aeroportos)
- política cambial equivocada (manteve o real valorizado artificialmente até 1999, depois soltou as rédeas e o dólar dobrou em poucas semanas, fazendo os preços subir e deixando as empresas muito endividadas);
Provocou, entre outros, um grande vazamento de óleo na Baía de Guanabara, no Rio, outro no Rio Iguaçu, no Paraná.
- crise econômica - o Brasil teve que pedir socorro ao FMI para cumprir os compromissos externos
a P-36, afundou na Bacia de Campos, causando a morte de 11 trabalhadores
Racionamento de energia

Pontos positivos de FHC
- criação do Fundef
- popularização dos medicamentos genéricos;
- programa de combate à Aids
- a transição para o Governo seguinte.

A mudança
Realmente nesta campanha há um esvaziamento de idéias, mas um dos temas mais citados nos governos anteriores a reforma agrária hoje temos reforma com água e energia, aqui em Upanema tem uma que logo mais será um bairro da cidade, não como antes. A notícia que Dilma era a favor do aborto foi difundida na internet pela oposição assim como informando que Dilma não acreditava em Deus.


Os resultados

Realmente no Governo FHC foram realizadas Operações da PF contra a corrupção, sonegação de impostos, crime organizado e lavagem de dinheiro. Governo Lula primeiro mandato: 183 (dez/06)
Governo PSDB/PFL em 8 anos : 20
Prisões efetuadas pelos motivos acima:
Governo Lula primeiro mandato: 2.971
Governo PSDB/PFL em 8 anos : 54


Os ideais
Resumindo A direita sempre esteve no poder. No Senado e na Câmara mais de 60% dos eleitos eram donos de radio, TV ou jornais ou às vezes possuíam os três, com isso sempre as oligarquias estarão criando idéias para dominar as classes menos favorecidas, principalmente os trabalhadores e os que não estudaram e são fáceis de serem convencidos.
Vejamos alguns exemplos – nesta campanha a direita ganhou nos estados mais ricos e principalmente na região Sul, que até já tentaram dividir o Brasil para excluir o Nordeste. Outro exemplo dos poderosos para não votar em Dilma. Lula com o bolsa família não se consegue ninguém para lavar roupa, não se consegue pessoas para trabalhar de empregadas nas casas, “o povo do sitio estão ricos”, ou seja não querem ver os menos favorecidos estudarem e mudarem de profissão.


Mais exemplos
Outros exemplos a ESAM passou a vida toda na mão das oligarquias de Mossoró apenas com um curso depois que deram vez a um professor que veio do sitio e com as oportunidades de Lula temos 32 cursos. A UERN sempre na mão das oligarquias tinha apenas 3 campos um em Mossoró, Açu e Pau dos Ferros. Depois que um professor assumiu temos campos até em Natal e outros municípios. E fácil perceber que quem gosta de nordestino é Paulista para ser empregado do mesmo. Mineiro e os Estados do Sul não gostam de nordestinos. Essa é mais uma razão das oligarquias não quererem que um Nordestino faça sucesso, principalmente um metalúrgico, sabendo que o Governo da direita e das oligarquias FHC não foi bem.

Obs.
Não sou filiado e nunca fui filiado a qualquer partido.

Sds.
josé mário