segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Estudantes conhecem potencial da Barragem de Umari

::agronomia
A Barragem de Umari, em Upanema, há oito anos vem transformando o setor agrícola do município. Com um acúmulo de quase 300 milhões de m³, a Barragem possibilitou a perenização do Rio Upanema, transformando a micro região economicamente viável para a agricultura, beneficiando médios e pequenos produtores.

Para o engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Ferrari Antônio de Oliveira, Upanema tem demonstrado ao longo dos últimos anos, a viabilidade para a agricultura irrigada, principalmente, o melão, a melancia e a manga. Outra cultura que começa a despontar com grande potencial econômico é a do limão Taiti.

Além do Rio Upanema, o município tem água de boa qualidade a menos de 30 metros de profundidade. “A abundância na oferta de água e a boa qualidade do solo argiloso são potenciais naturais para a fruticultura na micro região de Upanema”, explica o agrônomo que tem 18 hectares cultivados com a manga.

No município de Upanema, os estudantes da disciplina Introdução a Agronomia da UFERSA, tiveram a oportunidade de conhecer o cultivo de melão mantido pela Associação Geraldo Messias. A Associação é formada por 30 pequenos produtores que disponibilizam de 430 hectares de melão tipo Hy-Mark, uma variedade do melão japonês. Toda a produção, 36 mil quilos da fruta por cada hectare, tem destino certo para Fortaleza e Recife. O financiamento para a produção foi através da Associação por meio do crédito fundiário.

Para quem está iniciando na profissão, como é o caso do estudante do primeiro período de agronomia, Francisco Girolando de Freitas Júnior, as aulas de campo tem oportunizado conhecer a realidade dos produtores e do campo de atuação do agrônomo. “Hoje, tivemos a oportunidade de conhecer uma barragem que transformou a realidade de parte de uma região seca a tornando viável para a agricultura irrigada”, opinou o estudante de 18 anos.

BARRAGEM – A Barragem José Pinto Freire, popularmente conhecida como Barragem de Umari, é a maior da América Latina em extensão. Iniciada em 1988, teve a sua obra concluída em 2002, num investimento do governo de R$ 78 milhões. A grandiosidade da obra pode ser medida pelo paredão de mais de dois quilômetros, o maior da América Latina. A construção da tornou toda a área economicamente viável para a agricultura e a piscicultura. No ano passado, por exemplo, a produção de tilápia chegou a marca das 5 toneladas.

A Barragem de Umari tem capacidade para 292 milhões de m³, com uma vasão de 2 mim m³ por segundo. A sua represa atinge um raio de 18 km. No ano passado, pela primeira vez a Barragem sangrou atingindo uma lâmina de 80 centímetros. 
Fonte: assessoria de imprensa da UFERSA

3 comentários:

Anônimo disse...

Vazão e não vasão

Anônimo disse...

2 mim m³ por segundo?
tem alguma coisa errada!

Anônimo disse...

Nossa não sabia que agente, uma cidade tão pequena, pudesse ter a maior barragem da Améria Latina...


MORRAM DE INVEJAA... rsrsrsrsrs!