segunda-feira, 12 de julho de 2010

Vereadora recorrer a carona em Upanema para garantir acesso a curso de Direito

Eleita em 2008 para uma vaga na Câmara Municipal de Campo Grande, a vereadora do PCdoB, Dilcinéia Brito é uma das vítimas da falta de estrutura para os universitários da cidade de Campo Grande.
A partir da eleição e reforço no orçamento, Dilcinéia conseguiu bancar um sonho de criança: cursar Direito.
Com a dificuldade para obter uma vaga no sistema público, resolveu pagar uma universidade privada.
Com a faculdade mais próxima situada em Mossoró, há cerca de 100 km, Dilcinéia faz ‘malabarismo’ para ter acesso as aulas.  
Sem transporte bancado pelo município, e sem ter como fixar residência em Mossoró, Dilcinéia se desloca de Campo Grande a Upanema em carro próprio pela BR 110, e após percorrer este danificado trecho em barro, recorrer a uma ‘caroninha amiga’ com o ônibus universitário da vizinha cidade oestana.
Para não correr o risco de assalto no retorno, a vereadora na maioria das vezes, pernoita em Upanema, ou ainda na casa de parentes em Mossoró.
Maratona com a precisão de quem monta um quebra-cabeças.
Torcer que assim como o resultado do cursinho, a cidade consiga melhorar o apoio institucional aos universitários.
O futuro agradece.
 
Nota do Upanema News:
Upanema disponibiliza dois ônibus a noite e um pela manhã totalmente gratuitos.

4 comentários:

Francisco Gondim disse...

Upanema vem dando um bom exemplo nessa área. Os resultados estão aí. Todos são conscientes de que a qualidade de vida em nosso município vem subindo vertinosamente.

Parabéns à administração municipal e aos estudantes upanemenses.

Anônimo disse...

Não podemos fechar os olhos para os problemas que tornaram-se rotineiros. Tudo bem, que a Prefeitura disponibiliza dois ônibus a noite para o transporte de Universitarios, o que não é mais do que a obrigação do poder público. É necessario urgentemente melhorias. Que vai desda impontualidade, o mal gerenciamento dos ônibus em dias que não, necessita de ir os dois. Caroneiros ligados diretamente ao poder público que tem o ônibus como um transporte privado. Se achando no direito de ter uma cadeira, mesmo que comprometa a o lugar de um universitario. Isso tem que acabar. Quando é que a educação vai ser prioridade? "Não é por que tem que tá bom. TEM QUE MELHORAR"

Anônimo disse...

E ainda tem gente que reclama viu.

Anônimo disse...

Olha pessoal prefeitura nenhum é obrigada há manter o ensino superior, obrigada ela é há manter o ensino fundamental.
E, vamos deixar de ser egoístas e fazer a política da igualdade, baseando-se no princípio da isonomia.
A prefeitura de Upanema está de parabéns, pois é uma das únicas, se não a única a oferecer esse grande incentivo, proporcionando transporte escolar para ensino superior e cursistas, mesmo se arriscando em incorrer em crime de improbidade administrativa. Tudo isso para o bem da coletividade.
Parabéns aos administradores que apoiaram essa luta, como também para a prefeita Maristella por continuar esse trabalho.