terça-feira, 25 de maio de 2010

Filmes nacionais nas escolas

Com parecer favorável da senadora Rosalba Ciarlini foi aprovado, nesta terça-feira, 25, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), projeto de lei que obriga a exibição de filmes e audiovisuais nas escolas de ensino básico.

Em seu relatório, Rosalba destacou que o objetivo é colocar o estudante em contato com a arte e cultura.

Pelo projeto, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT/DF), as escolas terão que exibir as produções brasileiras, no mínimo, por duas horas mensais.

"Ao promover o contato sistemático com essa forma de arte e cultura nacionais, o projeto estimulará o gosto do estudante pelo cinema e a formação de público para essa atividade no futuro", ressaltou, dizendo que nada impede que a exibição de filmes seja dosada pelas escolas, em face dos respectivos projetos pedagógicos.

Para Rosalba, a exibição de filmes nacionais nas escolas pode viabilizar a realização de eventos como as semanas de arte, sem prejuízos da utilização sistemática do cinema em sala de aula. Segundo a senadora, com raras exceções, o acervo hoje disponível, tem boa qualidade plástica e de conteúdo, diversidade temática e de público.

Isso, tanto em relação à produção cinematográfica nacional mais recente, quanto em relação aos clássicos, na retratação de realidades e personagens da nossa cultura.

"Portanto, não será por falta de bons filmes, que o projeto deixará de ser cumprido", declara.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Senadora Rosalba Ciarlini

3 comentários:

Anônimo disse...

Como seria ótimo se os professores de Upanema utilizasse a metodologia de ensino que é aplicado em todo BRASIL, vejamos fomos informado que alguns,ALGUNS professores da rede municipal está aplicando provas com LIVROS E CADERNOS ABERTOS, isso aacho que é um afronto ao ensino didatico para o alunado, contudo quer dizer quando é que o estudante vai aprender, me explique algum intelectual do livro didático.

Mossoró Press disse...

O anônimo peca por generalizar. Dependendo da questão o livro e o caderno aberto podem ajudar muito ou, no mínimo não atrapalha. Vou dar um exemplo de uma questão:

Redija um texto de no mínimo 20 linhas mostrando como era a vida do cidadão comum na Inglaterra do Século XVI. Destaque temas como a alimentação, moradia, higiene, etc.

Tem outras assim: Imagine que você é um camponês vivendo na Idade Média, em seguida produza um texto contando em detalhes como era a sua vida.

E ai? ele pode até tirar alguma dúvida, ou lembrar de algo no livro mas, pra juntar tudo em um texto coerente vai precisar raciocinar, definir o que é mais importante, em suma, vamos fazer ele ler, pensar e produzir. Quer mais?

Espero que vc não seja da área pq seria triste ter um colega que não saiba discernir os vários tipos de abordagens que podem ser feitas.

Anônimo disse...

porque que não publicou o resto? faça o correto pra que o povo saiba da verdade.