quinta-feira, 19 de novembro de 2009

NOTA DE ESCLARECIMENTO ENVIADO PELA PREFEITA MARISTELA

Meus amigos, amigas e especialmente aos ouvintes da FM 104,9 Liberdade e leitores do Jornal de Upanema.

Venho através dos que fazem os blogs esclarecer algumas informações à nossa população. Como é do conhecimento de todos, a Prefeitura de Upanema, assim como as demais Prefeituras do país, enfrenta grandes dificuldades em relação às receitas. Isto é, desde que se instalou a crise econômica temos tentado administrar com eficiência, responsabilidade, seriedade, honestidade e, sobretudo, com muita transparência para que nosso município não venha entrar em falência, como outros municípios que já se encontram quase sem saída para o cumprimento dos deveres com funcionários, prestadores de serviços e fornecedores.

Aqui em Upanema estamos tendo como prioridade número um o pagamento, em dia, do funcionalismo. Para isto, tomamos algumas medidas difíceis que, muitas vezes, nos levaram a passar noites em claro, pois sabíamos que a nossa população iria sofrer para que a nossa querida cidade pudesse se preservar para superar a crise. Foram adotadas medidas como: reduzir o quadro de cargos de confiança para atender a força da Lei de Responsabilidade Fiscal que determina que os gastos com a folha de pessoal não podem ultrapassar 54%. Outra medida adotada foi a de diminuir contratos com prestadores de serviços por saber que não iríamos ter como compensar de maneira justa os seus serviços.

As informações que tínhamos a nível Federal, repassados para os prefeitos, e divulgadas por todos os meios de comunicação para a população era de que em outubro voltaríamos a receber o mesmo percentual recebido em outubro de 2008, não era grande vantagem devido à inflação e as dívidas acumuladas dos meses anteriores, mas, era uma esperança.

A situação não foi essa, pois os recursos não voltaram a ser normalizados e os repasses das perdas não cobriram os gastos. Gastos esses efetuados para que a máquina da administração não parasse, como por exemplo, deixar os ônibus escolares em condições de viagens, pois os nossos ônibus são velhos e precisam muito de manutenção como troca de pneus, peças e sem falar no alto consumo de combustível. Esse é só um exemplo.

Voltando para a situação atual, ficamos bastante preocupados com os pagamentos atrasados e as folhas de funcionários dos meses de novembro, dezembro e do 13º. Reunimo-nos com os assessores de contabilidade e de finanças, chegando à conclusão que se não diminuíssemos gastos não iríamos cumprir especialmente os pagamentos dos funcionários. Diante dessa situação, fizemos uma reunião com o pessoal dos cargos comissionados e repassamos a situação, informando-os que tínhamos poucas opções, pois ou não pagávamos o 13º aos mesmos esse ano ou retirávamos as gratificações de todos.

Dentre outras medidas adotadas, citamos ainda a suspensão de alguns convênios e o cancelamento de alguns contratos que tinham como finalidade cumprir uma parte da dívida anterior, assim como ajustar as finanças para o próximo ano, evitando aborrecimentos desses fornecedores e contratados diante de atrasos por parte da Prefeitura. Pois bem, a suspensão de alguns contratos durante os meses de novembro e dezembro/09 não atingiu somente a rádio FM 104,9, mas ao Jornal, a polícia militar, a profissionais e a prestadores, entre outros. Esses serviços são importantes? São e muito, mas infelizmente estamos em atrasos com os mesmos e por alguns sendo cobrados. Não tiramos a razão de tal atitude.

Enviamos ofício à emissora de rádio (ver anexo) e ao jornal de Upanema esclarecendo que durante esses dois meses só poderíamos pagar por programa ou anuncio feito por parte da prefeitura a exemplo da câmara, das igrejas, sindicatos, associações, etc. Pois sabemos do dever e da importância de tornar pública todas as ações da prefeitura como sempre fizemos através do Programa Prestando Contas com o Povo, bem como uma forma de amenizar os cortes totais dos tais prestadores.

Mas ao receber a notícia, pelo meu Secretário de Administração de que a Rádio FM havia enviado um ofício sem negociar as propostas feitas pala Prefeitura (ver anexo), lamentei e até dei exemplo da Direção do Jornal de Upanema que foi muito compreensiva e deixou o Jornal a disposição da Prefeita mesmo sem pagarmos nada.

Retornando de minha viagem fiquei sabendo, apenas através dos blogs o posicionamento da rádio, através do comunicado dos responsáveis pela rádio e fiquei bastante satisfeita pela atitude de compreensão dos mesmos. Pois sabíamos que até dezembro não poderíamos cumprir com os 03 meses de atrasos e mais dois meses finais, novembro e dezembro, totalizando R$ 16.000,00 (dezesseis mil reais). Sendo que deste valor, o cheque referente ao mês de setembro/09 já está à disposição da rádio. Contudo, o responsável de receber o pagamento não quis recebê-lo alegando que apenas receberia se pagássemos a dívida integral.

Compreendemos a atitude e acreditamos que a parceria e o bom relacionamento com os meios de comunicação é essencial e necessário para nossa administração, pois prezamos sempre por uma administração transparente onde a população tenha conhecimento de todas as atitudes que tomamos. Porém, não poderíamos de forma alguma estar arriscando cada vez mais o não cumprimento com o pagamento de servidores e se endividando mais ainda com essa emissora de rádio e com todos os demais prestadores de serviço e fornecedores da Prefeitura.

A prefeita Maristella tem que tomar essas atitudes, às vezes incompreensível para alguns, mas necessárias para a administração. Esperamos que todos vocês compreendam e nos ajudem a administrar nossa cidade. Eu Maristella, pessoa física, estou à disposição dos que fazem a administração da rádio para que ela permaneça com os seus funcionários trabalhando e recebendo os seus vencimentos e com a mesma qualidade de programação.

A ajuda de todos é necessária e estou para ajudar e enfrentarmos todos esses momentos difíceis que estamos vivenciando. Tenho fé e acredito que IREMOS VENCER AS DIFICULDADES SE DEUS QUIZER E A POPULAÇÃO DE UPANEMA AJUDAR.

Um beijo no coração de todos.

ANEXOS







5 comentários:

Anônimo disse...

PARABENS MARISTELA PÉLA TRANSPARENCIA

genario disse...

SILVA. PRA ANDE VAI ESTE 16.000,00, TAIR A BRIGA. E MUITO REALLLLLLL

Upanema Web Rádio disse...

Como é que funciona o contrato com o carro de SOM?

Anônimo disse...

Afonso, qual carro de som??

Anônimo disse...

eu acho que o pessoal que trabalha na rádio, não está sabendo desse pagamento não.