quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Acesso a bibliotecas reduz evasão escolar, afirma pesquisa

Da Redação*
Em São Paulo
Estudo feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e pelo Instituto Ecofuturo mostra que a implantação de bibliotecas leva à redução de 0,6% no índice de evasão escolar.

O estudo avaliou como as bibliotecas poderiam influir, por exemplo, na aprovação e reprovação de alunos e no abandono da escola, englobando as bibliotecas implantadas antes de 2005 e após esse ano e comparando os resultados com o de comunidades onde não há bibliotecas.

Segundo a pesquisadora Mirela Carvalho, o resultado é expressivo. O estudo levou em conta as instalações do "Projeto Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso". Em 2007, ele implantou 55 bibliotecas.

Esse programa sugere ainda premiar as melhores bibliotecas e criar um sistema de capacitação continuada de bibliotecários.

Jaqueline de Grammond, pesquisadora do departamento de Ciências da Educação da UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rey), em Minas Gerais, responsável pela pesquisa de avaliação da biblioteca escolar, afirmou, por sua vez, que quanto mais estudam, mais os estudantes querem ler.

"Os dados mostram uma relação direta entre a escolarização e o gosto pela leitura" - disse, citando estudo feito em Portugal.
*Fonte: UOl, com informações da Agência Senado.

Nota do Upanema News:
Infelizmente nenhuma das escolas da rede municipal de Upanema possui uma biblioteca. Como resultado disso os índices de evasão e reprovação são alarmantes.

2 comentários:

Frederico Evandro disse...

Não me parece tão difícil para alguém que lide com educação perceber a importância de uma biblioteca; no caso das escolas municipais quero acreditar que o que falta não é a percepção da importância desse instrumento e sim falta de iniciativa, boa vontade, disposição ou querer fazer alguma coisa que dê resultado e não apenas paliativos que sirvam para contornar picuinhas politiqueiras – o que aparentar ser a essência do trabalho da atual administração para essa área.

Confesso que fiquei cheio de expectativas quando vi o nome da sec. de educação, mas o desenrolar dos fatos tem surpreendido em decepções.

Pelo menos não sou só eu que penso que as coisas não caminham da melhor forma, vamos a aguardar o resultado da audiência pública que tratará do assunto.

Anônimo disse...

Quem é esse frederico evanio?

é um babao de luiz jairo dos besta é?

aparece cada um em upanema, kkkkkkkkkkkk