quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ZÉ MÁRIO CONSEGUE A FOTO DE JAIME AMERICANO E UMA CARTA DEIXADA POR ELE



Na época que Jaime Americano esteve em Upanema a situação da nossa cidade era bem diferente. Transporte para Mossoró, que era o centro mais desenvolvido da região, também não era fácil, viajar para lá só por necessidade, existia apenas os mistos, caminhões que faziam a linha uma vez por dia, o mesmo saia por volta de 05:00h e retornava só à tarde, quem perdesse esta condução daqui para Mossoró ou de lá para cá, só no dia seguinte. Informações só por carta ou via radio, não havia telefone, jornal, ou televisão. Com isso pouco se sabe o que realmente provocou a vinda do mesmo aqui, embora tenha contribuído muito para o nosso município. Aqui ele introduziu a plantação e consumo de verduras, principalmente a berinjela. Para quem não o conheceu, deixamos aqui, uma foto da época e a última carta que ele enviou para D. Maria Romana do Hotel Central, onde ele ficou hospedado durante o período. Este material foi Gentilmente cedido pela Família de D. Maria Romana em 2002 à Antonio Luiz de Oliveira que na época tentamos encontrá-lo nos Estados Unidos mas, sem êxito.
Fonte: Blog de Zé Mário
Nota do blog: agora só nos resta utilizar a internet e descobrir o paradeiro definitivo de Jaime. Pelo que pesquisamos, o endereço que ele deixou na carta hoje funciona uma pizzaria em Nova Iorque.
Clique na imagem para ler a carta.

3 comentários:

Anônimo disse...

o nome dele é JEIME SHAPIRO, NÃO SEI O RESTO, mas tenho certeza do sobre´nome ok .

Mossoró Press disse...

Como pode? será q ele naum sabia escrever nem o seu próprio nome. Ele escreveu Jaime na carta.

emerson renato disse...

silva júnior, cara fiquei muito emocionado ao ver essa carta , ele fala no nome do meu avo antonio preto , ele frequentou muito a casa do meu avo la no sitio minha mae tem uma historia linda desse cara , ela sofreu um acidente la no sitio se nao fosse esse americano , ela teria morido , avisao , chegou a perder uma das visoes olho direito minha mae na epoca tinha ums dez á dozes anos fi ele uqe providenciou tudo ele pediu a minha mae ao meu avo , pra ele adotar meu avor aceitou maiz minha mae nao quis , meu avo fala muito bem de homem , porque vcs nao vao fazer uma emtrevista com ele vcs podem colher alguma coisa nona , e antonio preto , mora na fazenda nova , antes do pereiros , um abraços parabens , pelo fato historico ai que vcs resgataram , valeu !