LEITOR: LUIZ JAIRO

Caro Silva, entrei aqui mesmo mas para repassar um comentário de um anônimo, que se possível gostaria que vc publicasse. Pois poderá fomentar bons questionamentos construtivos para as nossas escolas.

"COMENTÁRIO REFLEXIVO
Em todas as reuniões que participo com educadores, só se fala que a educação vai mal. Nós temos bastante profissionais qualificados para atuar nesta área. Gostaria também de incluir nesta discussão a importância que tem o professor de apoio. Há dois anos atrás criou-se mais esta função para atuar junto aos professores. Gostaria de questionar:

* Qual é o seu papel?
* Que atividade poderá desempenhar este profissional?
* Que estratégia de trabalho tem procurado desenvolver junto aos professores
* A educação precisa realmente deste apoio?
* Ele tem acompanhado realmente as atividades de sala de aula?
* Ou ele tem feito o papel de fiscal em algumas circunstâncias?
* Que critérios são utilizados para exercer este posto: Político, social, econômico e religioso,etc.

Diante destes questionamentos, precisamos de esclarecimento, porque um professor de apoio não pode tirar uma licença de outro? por que ele não pode ajudar aos professores que tem uma turma de 27 alunos, onde apenas 6 sabem ler?
porque o professor de apoio não substitui um professor no dia que um colega falta? que apoio é este, que só se afasta dos alunos? quer dizer que, o professor de apoio, para atuar nesta função o critério é: se afastar de sala de aula?
Na minha humilde concepção a nossa educação ela só piora com tais aberrações, precisamos criarmos estratégias de ensino urgente, para que todos os alunos que frequentam as escolas, possam sair do ano que estudam sabendo, dominando os conteúdos que foram ministrados durante o ano letivo.
Entendo que quando os resultados da educação vai mal, a culpa é do professor, mas compreendo também, que quem acompanha o nosso trabalho também foi um fracasso. Pois até agora não vimos nem um avanço na educação, em termos de qualidade de ensino.
Compreendo que se tirou o professor da sala de aula, o objetivo maior era contribuir com o trabalho dos professores porque isso não está acontecendo.
Aposto que se dissessem assim: você vai ser professor de apoio, mas quando uma turma tiver precisando de ajuda, você vai trabalhar com as dificuldades, ninguém queria ir. Mas como é para ficar sentado por trás de um birô, todo mundo quer."

3 Comentários

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem