domingo, 16 de agosto de 2009

LEITOR: JANDER FREIRE

Amigo Gilvandro, reciprocamente eu gostaria de atestar minha admiração pela sua pessoa e pelo seu trabalho, consequentemente, pelas suas opiniões postadas aqui neste blog! Apenas temos, com relação a este tema, opiniões diferentes.

Veja bem Gilvandro, no levantamento mais recente que o IBGE divulgou acerca da estimativa da população no Brasil, podemos ver, dentro do RN, que tem 166 municípios, que Upanema é a 38ª cidade em número de habitantes. Upanema tem mais habitantes do que, por exemplo, Patu, Umarizal, Martins, Campo Grande, Pedro Avelino, Lajes, Afonso Bezerra, Serra do Mel, São José do Campestre, Jardim do Seridó, Florânia, Gov. Dix-Sept Rosado, Carnaúba dos Dantas, Angicos e Acari.

Mas vc deve se perguntar o porque de eu ter enumerado todas estas cidades! É fácil de descobrir: todas elas tem AGÊNCIA do Banco do Brasil. Todas elas tem ou tiveram um "padrinho político" por trás. Se a gente pegar um desses municípios ai pra fazer uma comparação com Upanema...Pedro Avelino, por exemplo, não tem nem a metade do volume de dinheiro que circula em Upanema, mas tem um deputado como José Adécio, que, rotineiramente, vemos ele levando alguma coisa pra lá. Ele banca a cidade, leva nas costas, está sempre cobrando alguma coisa. Em mais de 20 anos, aqui em Upanema, o que a gente se lembra logo de cara é da barragem de Umari, como uma grande conquista trazida por um político (Garibaldi). A gente pode ver, também, que não foi tanto por "força política", mas sim, como uma maneira de ter como gastar o dinheiro da venda da Cosern. Aliás, Garibaldi é o ÚNICO político que, na história recente de Upanema, tem conseguido trazer alguma coisa.

Com relação ao BB ser hoje um banco que visa o lucro, eu concordo totalmente. Tanto que há alguns meses o Presidente Lula mudou o comando nacional do BB para tentar fazer juros caírem. Guido Mantega tava danado com o presidente do banco, porque ele insistia em manter o spread bem alto (spread é a diferença entre o banco paga para captar recursos e o juro que ele cobra dos clientes, pelo mesmo dinheiro).Então, Lula tirou do cargo um funcionário de carreira e colocou outro funcionário de carreira do próprio banco. Ou seja, a interferência foi POLÍTICA. Como eu afirmei no outro comentário, é o governo quem manda. É o governo quem decide. Se tiver quem chegue junto lá...consegue.

Mas, como eu já disse antes, não tô querendo tanto pra Upanema não! Queria apenas um serviço que prestasse, com mais um caixa eletrônico, no mínimo.

Nenhum comentário: