quinta-feira, 28 de maio de 2009

UPANEMA É DESTAQUE NO JORNAL O MOSSOROENSE

UPANEMA - A sangria da barragem de Umari, localizada no município de Upanema, sofre uma significativa elevação nos últimos dias, motivada pelas fortes chuvas que caíram na região.

A barragem de Umari, terceiro maior reservatório de água do Estado, está com 0,65cm de lâmina d’água, sendo a maior de sua história, fato que tem causando estragos em todo o trajeto do curso d’água.

Com isso, a situação se agravou em algumas áreas próximas à margem do rio, que corta a cidade.

Nas primeiras horas de ontem, algumas famílias tiveram que ser retiradas de suas casas devido à invasão das águas.

Uma delas foi transferida para casa de parentes, outra está abrigada no Escola Municipal Maria Gorete. No total, cerca de seis famílias foram retiradas de seus lares em decorrência da enchente.

Outro problema causado pelas chuvas é o isolamento das comunidades rurais.

A única passagem molhada, que dava acesso às comunidades localizadas na parte leste do município, está debaixo d’água.

As aulas foram suspensas em virtude das estradas vicinais não apresentarem condições de tráfego.

Na noite da última terça-feira, uma mulher em trabalho de parto teve que ser transferida para Assú, pois não conseguia chegar à sede do município upanemense.

Toda a operação teve o apoio da Polícia Rodoviária Federal, que estava orientada pela Secretaria Municipal de Saúde, caso ocorressem problemas com os atoleiros da estrada de barro que liga os dois municípios.

Pelas informações obtidas, mãe e filho passam bem.

Cidade oestana perde acesso asfaltado

Chuvas elevam sangria e causam transtornos em Upanema

A situação da cidade de Upanema tende a se agravar ainda mais, pois, nas primeiras horas de ontem, a ponte que liga Upanema a Mossoró, através da RN-405, encontra-se submersa. A mesma ponte tinha ficado coberta há cerca de 20 dias.

Assim o município mantém acesso apenas por estradas não-asfaltadas pela BR-110, que interliga as cidades de Mossoró-Upanema-Campo Grande, de forma caótica.

A prefeita do município, Maristela Freire, já decretou estado de emergência e cobra das autoridades estaduais e federais ajuda para o município.

Até o momento a única entidade governamental a agir a fim de amenizar a situação de Upanema foi a prefeitura.

Maristela informou que já cobrou da Defesa Civil Estadual, do Dnit e do Corpo de Bombeiros ações para tentar auxiliar as pessoas que necessitam de amparo e os possíveis transtornos que ainda venham a ocorrer.

Nenhum comentário: