quarta-feira, 27 de maio de 2009

Engenheiro Agrônomo da Prefeitura Municipal visita produtores orgânicos na Paraíba


Com o objetivo de destacar a importância do produto orgânico para o nosso município, o Engenheiro Agrônomo Flávio Basílio, da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou entre os dias 20 a 22 deste mês uma visita a uma fazenda modelo na produção biodinâmica no Município de Souza/PB. Para incentivar ainda mais o segmento da produção de produtos orgânicos, a Prefeitura Municipal lançará em breve o Programa Municipal de Apoio à Agricultura de Base Ecológica nas Unidades Familiares de Produção (Programa Municipal de Agroecologia). O objetivo é fortalecer as iniciativas realizadas pela agricultura familiar, criando condições de estímulo à transição da produção tradicional para modelos sustentáveis, por meio da implementação de políticas, programas e projetos da Secretaria da Agricultura, em parceria com outras secretarias e instituições. De acordo com os nossos estudos, a agroecologia já é praticada por um grande numero de agricultores familiares upanemenses, que produzem variados produtos cultivados sem o uso de agrotóxicos ou outros produtos sintéticos. Pensando nisso a prefeitura busca aprimorar esse sistema, que busca manejar os recursos naturais de forma harmoniosa, garantindo a saúde não só de quem os consome, mas também de todo o ambiente em questão. Esse programa buscará incentivar o trabalho de pequenos produtores, considerando aspectos relacionados à tradição, cultura e mecanismos de organização social local.

Outro aspecto importante que eu gostaria de relatar é a importância da compostagem para a produção agroecologica. A compostagem é o processo de transformação de materiais grosseiros, como palhada e estrume, em materiais orgânicos utilizáveis na agricultura. Muitas pessoas acreditam que um bom composto é difícil de ser feito ou exige um grande espaço para ser produzido; outras acreditam que é sujo e atrai animais indesejáveis. Se for bem feito, nada disto será verdadeiro. Um composto pode ser produzido com pouco esforço e custos mínimos, trazendo grandes benefícios para o solo e as plantas. Mesmo em um pequeno quintal ou varanda, é possível preparar o composto e, desta forma, reduzir a produção de resíduos inclusive no nosso município.

Portanto, o objetivo é a partir de agora ser o início de uma campanha voltada ao esclarecimento da sociedade em geral sobre a importância da produção e consumo de um produto orgânico.

3 comentários:

jean dantas disse...

Quero parabenizar a população de Upanema,por ter um jornal que diariamente informa a seus munícipes ,todas as notícias,seja do âmbito municipal,estadual e nacional.Eu que sou filho de pais que são natural de Upanema ,fico muito feliz,em rever pessoas lutando para que cada vez mais a cidade de Upanema se desenvolva.PARABÉNS.............

Anônimo disse...

Que vida boa!!!!

Amarildo disse...

Boa sorte,vc é muito competente,abraço do amigo Amarildo Martins Tavares e não esqueça de tascar um beijão na nossa mãe LINDALVA,lembranças a tda familia