sexta-feira, 20 de março de 2009

RESENHA DA CÂMARA: dia 19 de março

Na tribuna popular o Coordenador da Agricultura do Município, Aisamaque Dalyton F. Conceição:

Disse que a secretaria não foi procurado por nem um Agricultor e nem um órgão, seja ele Federal ou Estadual durante esses três meses do ano com relação ao programa Seguro Safra, até as pessoas que se inscreveram no corte de terra não falaram a respeito do programa. A respeito do programa compra direta, disse que foi procurado pela EMATER, segundo ele, o município tem 15.000,00 reis( quinze mil reais) para ser investido na compra de produtos da agricultura familiar na primeira etapa que vai de Março a Abril. O município que conseguir gastar esse valor, ele faz novo empenho, e solicita mais recursos para continuar na próxima fase que vai de Maio a Dezembro. Não havendo mais nada a tratar o mesmo agradeceu pela oportunidade.

Vereador Dárcio Régis:
Parabenizou o novo Secretário de Turismo Anaximandro Eudes, que tem a certeza que a Prefeita colocou a pessoa certa, já que ele tem competência e Trabalho para assumir essa secretaria. Em relação aos dois conjuntos o vereador disse que houve o equivoco do Executivo, Legislativo ou da empresa de não ter colocado os nomes nas placas nos conjuntos Artemísio e Josefa, pois os moradores estão sendo prejudicados com o não funcionamento da Água e da Luz.


Vereador Gineton Costa:

Iniciou falando do seu requerimento em pauta que fala na compra de um automóvel “SPRINTER” para transportar as pessoas doentes para Natal, segundo o Vereador, a ambulância que viaja para Natal não está mais comportando todos os pacientes. Então ele pediu dos colegas vereadores que aprovasse esse requerimento para que venha a prefeita comprar o Automóvel citado anteriormente, para suprir a demanda dos pacientes. Finalizou cobrando da presidente a comissão para ir a Natal no escritório da Caern, para viabilizar o problema de Água nos conjuntos Josefa e Artemísio.

Vereador Elzimar Carvalho:

Reforçou o que o coordenador falou em relação ao seguro safra. E disse que no ano passado teve varias reuniões com alguns órgãos para tratar do assunto, que até audiência publica na câmara foi feita, mais nada foi esclarecido em relação quem foi o culpado, seja ele Estadual ou Federal de não depositar o dinheiro para que venha o agricultor a ser beneficiado com esse programa. A respeito dos seus requerimentos em pauta, foi criticado por alguns vereadores, mais o vereador disse que esses requerimentos são importantes para preservação daquele estádio, enquanto os conjuntos, disse que já falou com a presidente a respeito da comissão, e a presidente disse que já está sendo providenciado essa comissão para ir a Caern em Natal.

Vereador Nonato Garcia

Falou que esses programas que foram citados é muito importante para os agricultores e que trais recursos e benefícios, com relação ao Seguro Safra, disse que não podemos perder esse programa, segundo o vereador, acredita que a prefeitura tem alguma inadimplência para aderir ao mesmo, se for esse o problema, espera que seja o mais rápido possível resolvido. O vereador disse ainda que foi informado com o secretário de Administração Manoel Gerinaldo, que já foi feito todos os pedidos tanto na Caern como na Cosern a respeito dos conjuntos Josefa e Artemizio, e agora, é só esperar os dois órgãos vir para da inicio aos trabalhos na implantação de água e luz.

Vereador Neném do Cabano
Usou da palavra para meditar a respeito da leitura Bíblica, lida por ele mesmo, em seguida, parabenizou a Igreja Evangélica pelos seus 40 anos de pregação ao reino de Deus. Em seguida falou da falência da saúde no Brasil, que segundo ele, os hospitais é uma situação de calamidade pessoas morrendo a mingua, e o governo Federal não faz nada para resolver esse problema no pais. Finalizou pedindo da presidente que faça a comissão para ir a Natal no escritório da Caern, para saber o que ta faltando para resolver o problema dos moradores dos conjuntos Josefa e Artemísio a respeito da Àgua.

Vereador Anísio Júnior

Congratulou o vereador Francisco Cazuza pela a sua preocupação em relação à saúde, e disse que a saúde pública é uma lastima, o governo Federal na área da saúde deixa muito a desejar, usou ainda da palavra para fazer uma ressalva, que ai de nós, se não fosse o hospital Taciso Maia mesmo precário, e disse ainda que a coisa vai piorar a partir de primeiro de Abril, quem for fazer um enxame de sangue a partir dessa data, tem que comprovar residência em Mossoró, muito indignado com aprovação dessa lei em Mossoró, o vereador sugeriu ainda para fazer uma mobilização com todas as cidades do Alto Oeste para botar a baixo essa Lei.

Vereadora Adelcina Barbosa
complementou ao vereador Dárcio, dizendo que a câmara já enviou oficio ao secretário Administrativo, solicitando o mapeamento dos conjuntos Artemísio e Josefa. Uma vez que já existe o nome das ruas através dos requerimentos a provados pelos vereadores, e está aguardando resposta do oficio. A vereadora complementou ainda a respeito do requerimento do vereador Elsimar, quanto à importância da preservação do nosso estádio de futebol.

A ORDEM DO DIA

Requerimento nº003/2009, Autor-Ver. Anízio Júnior-PMDB - Moção de Pesar: Requer voto de pesar pelo falecimento da senhora ANTONIA LOPES DE MACEDO, tendo que a mesma é Mãe do vereador Francisco Cazuza, e ocorreu quinta-feira, dia 12 de Março de 2009. Aprovado.

Requerimento nº004/2009, Autor-Ver. Francisco Elsimar-PP: Solicita da prefeita que disponibilize a colocação de adutora estendendo-se desde o Rio Upanema até o Estado de Futebol Jose de Anchieta ( Freirão). Aprovado.

Requerimento nº005/2009, Autor-Ver. Francisco Elsimar-PP: Solicita que a Prefeita disponibilize a construção da Passagem Molhada na Comunidade Rural de Santa Maria. Aprovado.

Requerimento nº006/2009, Autor-Ver. Francisco Elsimar-PP: Solicita que a Prefeita disponibilize a colocação de Sistema de iluminação no Estado José de Anchieta Freire (Freirão). Aprovado.

Requerimento nº007/2009, Autor-Ver. Francisco Elsimar-PP: Solicita que a Câmara Municipal de Upanema, faça através de Oficio convocação de representantes das empresas de Telefonia celular – TIM e OI. Aprovado.

Requerimento nº004/2009, Autor-Ver. Gineton da Costa-PSC: Solicita a Prefeita Municipal de Upanema à viabilização de aquisição de veiculo tipo “SPRINTER” para o transporte de passageiros (Pacientes). Aprovado.

Fonte: Blog da Câmara

Um comentário:

Anônimo disse...

O que chama mais atenção nessa resenha é o "assasinato" da língua portuguesa. Meu Deus do céu.

Aliás, kd Montalgan? e Shirley? Já estão faltando às sessões?