domingo, 8 de março de 2009

LEITOR: NAIDE FERNANDES

Bom dia!

Aproveito mais uma vez o espaço de vocês para registrar a minha mensagem às mulheres pela data alusiva ao nosso dia.
Um dia só é muito pouco para relembrarmos ou celebrarmos todo o histórico de vida, lutas, derrotas e conquistas das mulheres. Contudo, aproveitemos então esse dia para refletirmos sobre a nossa condição de vida e tomarmos como estímulo as muitas conquistas alcançadas ao longo da história. Reflitemos, sobretudo, nas dores que teimam em nos calar de forma brutal e violenta, impondo-nos situações que reforçam uma sociedade injusta e ainda cheia de preconceito e machismo.
Deixo um texto que apesar de "agressivo" (mas esse é o objetivo), nos chama a atenção para fazermos da dor de milhares de mulheres nossas próprias dores e enxergarmos a violência contra a mulher como violação dos direitos humanos.

Um forte abraço para todas as mulheres e, em especial, para as minhas conterrâneas upanemenses.


HOJE RECEBI FLORES

Não é o meu aniversário ou nenhum outro dia especial.

Tivemos a nossa primeira discussão.

Ontem à noite ele me disse muitas coisas cruéis que me ofenderam de verdade.
Mas sei que está arrependido e não as disse a sério, porque ele me enviou flores hoje.
E não é o nosso aniversário ou nenhum outro dia especial.

Ontem ele atirou-me contra a parede e começou a asfixiar-me.

Parecia um pesadelo.
Mas dos pesadelos acordamos e sabemos que não são reais.

Hoje acordei cheia de dores e com golpes em todos os lados.
Mas eu sei que ele está arrependido, porque me enviou flores hoje.

E não é Dia dos Namorados ou nenhum outro dia especial.

Ontem à noite bateu-me e ameaçou matar-me.
Nem a maquiagem ou as mangas compridas poderiam ocultar os cortes e golpes que me ocasionou desta vez.

Não pude ir ao emprego hoje porque não queria que percebessem.
Mas eu sei que está arrependido porque ele me enviou flores hoje.

E não é Dia das Mães ou nenhum outro dia especial.

Ontem à noite ele voltou a bater-me.
Mas desta vez foi muito pior.

Se conseguir deixá-lo, o que é que vou fazer?

Como poderia eu sozinha manter os meus filhos?
O que acontecerá se faltar o dinheiro?
Tenho tanto medo dele!
Mas dependo tanto dele que tenho medo de o deixar.

Mas eu sei que está arrependido, porque ele me enviou flores hoje.

Hoje é um dia muito especial:
É o dia do meu funeral.
Ontem finalmente conseguiu matar-me.
Bateu-me até eu morrer.
Se ao menos eu tivesse tido a coragem e a força para o deixar...

Se tivesse pedido ajuda profissional...

Hoje não teria recebido flores!

Nenhum comentário: