domingo, 22 de fevereiro de 2009

Moradores das proximidades do rio do Carmo suspeitam que água esteja contaminada

O agricultor Nilton Mendes Pereira diz que está apreensivo com os rumores de que a água do rio do Carmo (Upanema ou Angicos) estaria poluída, principalmente porque notou que os peixes do rio estão morrendo. "Os vizinhos contaram há mais de duas semanas que viram isso em um noticiário na televisão. Agora a gente fica sem saber se é verdade, pois um diz uma coisa e outro diz outra", explica o agricultor.

Nilton conta que a água do rio é utilizada pelos moradores das localidades de Barrinha dos Neo, Sítio do Carmo e Sítio Melancias para o banho, consumo e para os animais que são criados pelos moradores. "Nossa maior preocupação é por causa da criação. A gente cria gado, ovelha e bode; os carros-pipa não querem levar água até lá porque dizem que os R$ 70,00 que cobram não pagam nem uma peça que quebrar do carro", conta Nilton.

No último dia 12, proprietários rurais se reuniram em uma audiência com o promotor do Meio Ambiente, Jorge Cruz, para denunciar a qualidade da água do rio do Carmo. Os moradores mostraram exames contratados ao laboratório Cacim, feitos em quatros pontos diferentes do rio, que revelaram a poluição. De acordo com os proprietários, a coleta de material aconteceu na localidade de Prainha em Upanema, Barragem do Padre, Barragem de Santana e Barragem do Chafariz. Em todas houve identificação de poluição.

O analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) Darci Santos diz que representantes do órgão foram convocados para participar da audiência. "Nós não tivemos como participar da audiência, mas ficamos sabendo que eles iriam convocar os órgãos responsáveis após o resultado da reunião. Mas, nós não fomos informados sobre o produto da audiência", declara Darci. No entanto, ele esclarece que, para ter um resultado efetivo, a água do rio deverá passar por novas análises laboratoriais.

A assistente administrativa da Promotoria do Meio Ambiente Daliane Santos confirma a realização da audiência com o promotor e informa que os autores da denúncia terão de entrar com uma representação formal junto à 3.ª Promotoria de Justiça, a pedido do promotor Jorge Cruz. "Depois que eles entrarem com o pedido formal, será instaurado um processo administrativo para apurar a denúncia", explica Daliane.

Segundo ela, os autores da denúncia garantiram que voltariam nesta semana para formalizá-la. "Enquanto o processo não tiver resolvido não é possível dizer que o rio está poluído", conta ela. Enquanto isso, os moradores vão continuar se alimentando dos peixes do rio e utilizando a água para outros fins. "Nós vamos continuar usando, mas com medo. Os moradores querem tomar conhecimento o mais rápido possível se a água está contaminada ou não", reforça Nilton Mendes.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Um comentário:

Anônimo disse...

Silva esta horrível de se ler, essa notícia.