segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Polícia encontra corpos carbonizados dentro de carro em Upanema

06/10/2008 - TN Online
Três corpos não identificados foram encontrados no início da manhã de ontem na zona rural do município de Upanema. Dois deles foram cremados no banco traseiro de um carro tipo GM Celta de cor vermelha e placas IXX – 1497, Fortaleza, Ceará, e o outro foi localizado a cerca de 300 metros. A terceira vítima, um homem, foi executada com um tiro à queima-roupa na nuca. O sexo dos corpos carbonizados ainda é desconhecido, assim como a motivação deste crime que tem características de execução.
De acordo com o soldado Nascimento, lotado no Destacamento da Polícia Militar desta cidade, eles foram informados sobre a localização de um carro em chamas por volta das 6h de ontem. “Uma pessoa passou por lá, viu o carro e veio aqui nos avisar. Nós fomos averiguar a denúncia”, diz o soldado, que ao chegar ao local, se deparou com o carro ainda fumaçando. Os dois primeiros corpos estavam no banco traseiro e – assim como o automóvel – foram destruídos. No local, havia apenas uma parte da ossada das vítimas. A suspeita é que eles estavam amarrados.
Logo após a localização dos dois primeiros corpos, a terceira vítima foi encontrada caída ao chão, cerca de 300 metros de distância. No corpo, segundo o perito Joaquim Guimarães, que esteve junto com a equipe do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) de Mossoró no local, havia uma marca de bala na cabeça. O tiro foi efetuado na nuca, à queima-roupa, e transfixou o crânio da vítima. “Fomos chamados com a informação de que havia dois corpos queimados. Quando a gente estava chegando, fomos informados que foram três. Pode ter até mais”, especula.
A perícia foi realizada no veículo, que ficou completamente destruído, dificultando até a identificação do modelo ou a cor original. A parte da ossada que ainda se encontrava dentro do veículo foi removida pela equipe do Itep de Mossoró, assim como o terceiro corpo. Nenhuma das vítimas foi identificada. As duas primeiras, pelo fato de terem sido cremadas, e a terceira não portava nenhum tipo de documentação. Para o perito Joaquim, o sexo dos corpos carbonizados será descoberto através da perícia médica. “Isso aí é só médico-legista que vai dizer”, esclarece.

Vítima foi algemada
O corpo da terceira vítima, encontrada com um tiro na nuca, estava com marcas que levantaram a suspeitas de que ela pode ter sido algemada antes de ser executada pelos criminosos. A constatação foi feita através do primeiro levantamento realizado pelo perito Joaquim Guimarães, um dos mais experientes na área criminal do Rio Grande do Norte. “Nas mãos dele, tinham marcas como se tivesse sido usada uma algema”, diz o perito, descartando a hipótese de ter sido utilizada cordas. “Ali era mais pra algema”, complementa o especialista.
A polícia suspeita ainda que os dois cadáveres encontrados dentro do Celta também tenham sido amarrados de alguma maneira, porém, para o perito Joaquim, ainda não dá para afirmar concretamente. “Nos outros dois não dava para diagnosticar nada. Ficou tudo queimado”, comenta o perito, acrescentando ainda que pela sua experiência, não há possibilidade de que as duas ocorrências não estejam ligadas. “A gente acredita que os três tenham ligação. Seria muita coincidência se não houvesse...”, acrescenta.
De acordo com o soldado Nascimento, que trabalha em Upanema, a possibilidade dos corpos serem de pessoas que moram na cidade é remota. “Rapaz, a gente não faz a mínima idéia do que poderia ter acontecido. Até duas horas da manhã, tinha uma grande movimentação de motos e carros naquele setor. A gente fez várias abordagens lá... Tudo indica que foi depois das três horas da manhã. Mas eu acho que não seja alguém aqui de Upanema porque ninguém procurou a polícia”, esclarece.
A suspeita do uso de algemas em uma das vítimas levanta a suspeita das autoridades para o possível envolvimento de policiais na tripla-execução. Porém, ainda não existe nada concreto sobre isso e por enquanto todas as hipóteses estão sendo analisadas. O caso será apurado pela equipe da Segunda Delegacia Regional de Polícia Civil de Mossoró, já que o delegado Caetano Baumman acumula a chefia de polícia na cidade de Upanema.
Fonte: Jornal De Fato

Nenhum comentário: