quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Gente da agricultura: Rocha Neto

Já passaram pela Presidência do Conselho do FUMAC (Conselho responsável pelo Programa de Desenvolvimento Solidário em Upanema) Vereadores, Secretários Municipais e Funcionários Públicos. Atualmente um agricultor preside este importante conselho, é o líder comunitário Adelberto Rocha Neto, o personagem da coluna neste mês. Este fato comprova o crescimento do movimento social organizado no campo em nosso município e o surgimento de novas lideranças.
Rocha, como é mais conhecido, tem 24 anos, estudou ate a 8ª Série, é casado com Lidiane Rebouças Costa e tem uma filha. O agricultor/apicultor obtém uma renda média mensal de R$ 480,00, proveniente de 80 colméias de abelhas produtoras de mel, 41 ovinos de corte e 12 bovinos destinados a produção de leite e carne. Mesmo sendo morador da cidade, Rocha mantém suas atividades no campo e explica: “se continuar os investimentos no campo outros jovens não precisarão fazer o mesmo caminho que eu, quando vi para a cidade por falta de opção no campo, hoje retornei minhas atividades produtivas para o campo e penso em voltar a morar lá”.
Para alcançar as condições de produção atual, Rocha recorreu à linha de financiamento Pronaf B, por duas vezes, tendo acessado R$ 1.800,00 e já quitou esta divida. Somou-se ao crédito Pronaf B, o apoio de financiamentos coletivos e sem reembolso, do Programa de Desenvolvimento Solidário (casa de mel), Projeto Dom Helder (criação de ovinos e Assessoria Técnica) e Petrobrás (capacitação e colméias) que beneficiou toda a comunidade de Piracicaba.
Atualmente Rocha também preside a Associação Comunitária do Sitio Piracicaba e é Presidente da Coopavale, uma cooperativa que trabalha com produtores de mel de abelha, sendo formada por sócios de Upanema e Vale do Assu, em sua maioria upanemenses. Rocha aposta na atividade apícola com muito entusiasmo e diz que em dois anos, o nosso município, mesmo com as dificuldades enfrentadas, estará produzindo cerca de 200T de mel por ano, valor que colocará o município entre os cinco maiores produtores do Estado do RN.
O mais recente ganho para Upanema no setor apícola é o Entre-Posto do Mel que está sendo construído e equipado no Sítio Barreiras, BR 110 na saída para Mossoró, aproveitando uma estrutura da Associação do Melão (como ficou mais conhecida) que não vinha sendo utilizada. Participam desta parceria a Coopavale (entidade responsável pelo empreendimento e que Rocha é o atual Presidente), Petrobras, Cefet, PM de Upanema, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a própria Associação do Melão, que cedeu a estrutura e equipamentos para serem revertidos em favor da Coopavale.
Por esse perfil de visão de futuro e de lutas, Rocha Neto é Gente da Agricultura de Upanema.
Coluna Agronotas, publicada pelo agrônomo José Wilsom no Jornal de Upanema.

Nenhum comentário: