quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Site do Enem divulga local de provas para os candidatos

Os estudantes do ensino médio que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio 2008 (Enem) já podem consultar os locais onde realizarão a prova. Neste ano, a avaliação será realizada no dia 31 deste mês, às 13h ( horário de Brasília).

A consulta pode ser feita através do site do Enem (www.enem.inep.gov.br) ou o candidato pode entrar em contato com o programa Fala Brasil, do Ministério da Educação, pelo telefone 0800-61-61-61. Mesmo realizando a consulta por esses métodos, o aluno receberá em casa o cartão de confirmação de inscrição, juntamente com um questionário socioeconômico e o manual do inscrito do Enem 2008.

O Enem é uma avaliação individual e voluntária oferecida todo ano para alunos que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio em anos anteriores. A prova é composta por sessenta questões objetivas de múltipla escolha e uma subjetiva (redação). Essas questões são contextualizadas e abordam problemas relacionados a várias disciplinas, como Português, Matemática, Geografia, Química, Física, entre outras, de uma maneira em que o aluno é levado a aplicar os conhecimentos adquiridos na escola. O tempo máximo de duração da prova é de cinco horas.

A primeira edição do Enem foi realizada no ano de 1998 e contou 115,6 participantes. Neste ano, o programa completa dez anos, mas o número de participantes ainda não foi divulgado pela empresa realizadora do exame, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em Mossoró, até o fechamento desta edição, não foi possível entrar em contato com as autoridades responsáveis para saber a quantidade de alunos da cidade que participarão do exame neste ano.

Em 2004, o Governo Federal instituiu o Programa Vestibular Para Todos (ProUni), que concede bolsas integrais ou parciais em instituições de ensino superior a estudantes que conseguem obter notas máximas na avaliação. Atualmente, mais de 600 instituições no Brasil já estão cadastradas ao Inep para utilizar os resultados do Enem em seus processos seletivos.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: