sábado, 16 de agosto de 2008

Professores do RN ameaçam paralisar

Higo Lima
Da redação
Os professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte irão paralisar as atividades no próximo dia 26 e 27.A categoria vem reivindicando, desde o início do ano junto à Secretaria de Educação do Estado, um reajuste salarial de 29%, contratação de concursados e discussão em torno do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).
A paralisação está sendo agilizada em todo o Estado por meio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte-RN). O coordenador geral da regional de Mossoró, Edson França, diz que o ato público tem por objetivo chamar a atenção do Governo do Estado para que receba a categoria e veja as pautas de reivindicações.
A regional de Mossoró tem cerca de 60 escolas estaduais, o que representa mais de 5 mil profissionais associados na região.
Segundo o coordenador, a Secretaria de Educação do Estado já convocou a entidade para uma reunião no dia 25, data que antecede o movimento. Para França, o convite pode parecer estratégico. "A secretaria pode está querendo intimidar os professores em cancelar o ato público", comenta França, relatando ainda que o Governo pode deslegitimar a paralisação argumentando que já está havendo uma negociação.
A próxima assembléia está marcada para o dia 26 (em Mossoró irá acontecer no Serviço Social da Indústria - SESI) e irá discutir a resposta do Governo do Estado ao ato, o piso nacional da categoria e por em votação se os profissionais devem ou não paralisar. O coordenador ressaltou que independente do encontro com o Governo o movimento irá acontece, e, se declarado greve, será por tempo indeterminado.
"Todos os professores do Estado estão se movimentando. Será uma paralisação geral". Edson França comenta ainda que o ideal é que não seja preciso uma greve. "Uma paralisação agora pode comprometer o ano letivo", diz.

Nenhum comentário: