sexta-feira, 25 de julho de 2008

Trabalhadores vão se reunir domingo

No próximo domingo, os trabalhadores rurais das regiões de Mossoró e Vale do Açu (cerca de 8 mil), vão se reunir em assembléias para iniciar a campanha salarial 2008/2009.Na ocasião, os trabalhadores vão escolher as comissões que vão comandar as negociações junto aos sindicatos patronais. Os trabalhos serão presididos pela Delegacia Regional do Trabalho.
Na região de Mossoró, uma das maiores empresas de fruticultura irrigada é a Nolen, que emprega mais de 1.500 trabalhadores rurais. A Agrícola também emprega o mesmo número.
Na região do Vale do Açu, o principal destaque é para a multinacional Delmont Fresh, que mesmo tendo suas fazendas destruídas pela cheia do rio Piranhas/Açu, emprega 1.200 agricultores.
Além da Delmont, também merece destaque o número de trabalhadores nos projetos do Distrito Irrigado do Baixo-Açu, entre as cidades do Alto do Rodrigues, Afonso Bezerra e Ipanguaçu.
Englobam ainda as rodadas de negociações os municípios de Macau, Upanema, Baraúna, Grossos, entre outros municípios vizinhos, que tem ligações com estes.Nas assembléias do próximo domingo, a principal pauta será a aprovação da comissão de negociação junto aos sindicatos patronais. As comissões terão poderes para decidir ou não pela greve.
A expectativa inicial dos representantes sindicais é que os trabalhadores aprovem a reivindicação de salário de aproximadamente R$ 486,00, um pouco mais do que o salário mínimo de R$ 415,00.
É durante as campanhas salariais, que acontece do mês de setembro em diante, que os trabalhadores rurais tem a oportunidade de lutar por melhores condições de trabalho, além de melhores salários. Este é um direito previsto na Constituição Federal.
Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário: