sexta-feira, 13 de junho de 2008

Seminário Discute a Erradicação do Trabalho Infantil no RN

Enviado pela LBV

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que é celebrado em todo o mundo anualmente em 12 de junho, pode ser considerado um marco na reflexão desta prática ilegal, como também, um espelho sobre a situação de milhares de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Esse foi um dos temas discutido no Seminário Estadual de Erradicação do Trabalho da Criança e de Proteção ao Adolescente – FOCA, realizado nesta quinta-feira, (12), no Hotel Parque da Costeira, em parceria com a Delegacia Regional do Trabalho - DRT/RN, e demais representantes de entidades da sociedade civil organizada, como a Legião da Boa Vontade entre outras Instituições, que atuam na prevenção e o intuito de alertar a população no que diz respeito à prática ilegal do trabalho infantil.

Durante o encontro, foi citado a ultima Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, cerca de 3 milhões de crianças e jovens de até 16 anos trabalham.

De acordo com o promotor Sacha Alves, do Ministério Público Estadual, diariamente chegam denúncias à Procuradoria Regional do Trabalho encaminhada pelo Ministério Público local, conselhos tutelares e pessoas comuns. “Ele alerta para a necessidade da criação de uma rede integrada de informações visando acelerar e identificar locais de exploração ao trabalho infantil e, capacitar profissionais que atuam na área”.

Segundo a coordenadora da Rede FOCA, Marinalva Cardoso, “destacou a importância das Intituções atuarem de forma interligadas, dando suporte às ações preventivas quanto à prevenção a infância”.

O jornalista e presidente da Ong Terramar Eugênio Parcelle foi mais adiante: “Hoje é um dia para se refletir, e mais do que isso, um dia para se indignar da indignação. Quero homenagear aqueles que lutam para erradicar esse câncer social que teima em resistir. A ineficiência da educação com qualidade contribuir para a indução do trabalho infantil”. Completou-o.

Outras informações sobre a Rede de Proteção ao Trabalho da Criança e de Proteção ao Adolescente no RN, podem ser obtidas pelo fone (84) 3220-2000.

Nenhum comentário: