Páscoa e seus cálculos

Aconteceu neste ano uma polêmica muito grande sobre a realização precoce do carnaval. Muitos foliões, principalmente aqueles que ganham muito dinheiro, reclamaram dos prejuízos que iam ter por ser o carnaval uma festa sem dia fixo. Os questionamentos giraram em torno de indagações como essas: POR QUE O CARNAVAL NÃO TEM DIA FIXO? O QUE O CARNAVAL (FESTA PAGÃ) TEM HAVER COM PASCOA (FESTA CRISTÃ)? É importante saber que a Páscoa cristã ocidental é realizada no primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre em ou logo após 21 de março. E 47 dias antes acontece o carnaval. Para compreendermos esse mistério, vamos precisar do auxílio da História e da Matemática.
Páscoa Judaica
A Páscoa foi criada pelos Judeus em virtude da libertação do povo Israelita escravizado pelo Faraó. Deus teria dito por intermédio de Moisés que ia libertar o povo da escravidão, e a partir daí eles passariam a comemorar a páscoa, ou seja, a liberdade deles.
Páscoa cristã
A Páscoa só tem sentido para os Cristãos por que Cristo morreu nesse período; Tornando-se assim um novo símbolo da Páscoa. Na tentativa de buscar um período que refletisse com mais fidelidade o dia da Páscoa na época de Cristo, a Igreja buscou instituir o dia da Páscoa cristã, que marca a ressurreição de Cristo no primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre em ou logo após 21 de março. A decisão de instituir esse período para comemorar a Páscoa foi dada por um decreto do Papa Gregório XIII em 24/02/1582, seguindo as normas do primeiro concílio de Nicéia de 325 d.C, convocado pelo imperador romano Constantino. Mas a Igreja Católica Ortodoxia não segue até hoje esse decreto do Papa Gregório XIII. Portanto, a páscoa dos ortodoxos acontece em dias diferentes dos nossos.
Consumo
Nos dias de hoje a Páscoa tem implicações comerciais muito grandes devido à venda de artigos tradicionais e ao elevado número de pessoas que se deslocam em viagens turísticas. Assim, o que começou por ser uma festa de pastores pobres judeus que celebravam o fim do inverno passou a ser mais um símbolo da sociedade de consumo que transforma tudo em mercadoria até mesmo para aqueles que têm, ou dizem ter, fé religiosa cristã. O símbolo que era um cordeiro (O Cordeiro de Deus – Jesus Cristo) passou a ser um coelho e o ovo de chocolate, onde dar um toque comercial bem maior.
Cálculo do dia da Páscoa
Para calcular o dia da Páscoa (Domingo), usa-se uma fórmula criada a pelo Matemático Gauss, onde o ANO deve ser usado com 4 dígitos, o X = 24, e Y = 5. A fórmula vale para anos entre 1901 e 2099. O cálculo é muito divertido e nos permite encontrar com exatidão o dia da Páscoa, do Carnaval e de Corpus Christi, além de outras datas móveis do nosso calendário.
X = 24Y = 5a = é o resto da divisão do ANO por 19b = é o resto da divisão do ANO por 4c = é o resto da divisão do ANO por 7d = é o resto de (19. a + X) dividido 30e = é o resto de (2. b + 4. c + 6. d + Y) dividido 7
Se (d + e) > 9 então DIA = (d + e - 9) e o mês é Abrilsenão dia = (d + e + 22) e o mês é Março
Praticando:
Para o ano de 2008: Lembrando que X = 24 e Y = 5
a = 2008 dividido por 19 dá resto 13b = 2008 dividido por 4 dá resto 0c = 2008 dividido por 7 dá resto 6d = (19 . 13 + 24) dividido por 30 dá resto 1e = (2 . 0 + 4 . 6 + 6 . 1 + 5) dividido por 7 dá resto 0
(d + e) = 1 + 0 = 1
O dia será: (d + e + 22), ou seja, 1+0+22 = 23 e o mês é Março.
Logo o Domingo de Páscoa é 23/3/2008Como o carnaval é 47 dias antes, então o carnaval: 5/2/2008.
Sendo Corpus Christi 60 dias depois da Páscoa, temos: Corpus Christi: 22/5/2008.
Você pode encontrar a data da páscoa de outros anos, basta usar a fórmula. Fazendo os cálculos você exercita a matemática e ao mesmo tempo descobri qual será a data do próximo carnaval.
Fonte: Jornal de Upanema

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato