quinta-feira, 15 de maio de 2008

Presidente da Câmara sai do ala governista

Upanema - O técnico do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Luiz Jairo, do PSB, será novamente candidato a prefeito em Upanema. Desta vez, com reforço da família do presidente da Câmara, o vereador Nonato Garcia (PSB), além de Inavam Santos, de Assis Gama, Josiel Godim, Gineton e Joaquim Jorge, que na eleição passada ajudaram na reeleição do prefeito Jorge Luiz, do PMDB.
Ao menos o vereador Nonato Garcia disse que a decisão de sua família de apoiar Luiz Jairo na próxima eleição para prefeito é irreversível. Ele explica que foram três motivos que afastou o grupo político liderado por Joaquim Jorge do prefeito Jorge Luiz. "Depois da reeleição, Jorge Luiz não prestigiou, em seu governo, aqueles que o reelegeu prefeito", diz Nonato Garcia.O segundo motivo, ainda conforme Nonato Garcia, teria sido a tentativa de Jorge Luiz de impor inicialmente o nome do primo para sucedê-lo na prefeitura sem consultar a base que o havia elegido em 2004. O grupo também não digeriu o fato de não ter sido consultado nem para indicar o vice-prefeito. Por fim, Nonato Garcia revela um fato grave que teria o deixado muito irritado.
Ele disse que Jorge Luiz contratou um advogado para convencê-lo a deixar o PSB alegando justa causa. "Eu cheguei a sair, mas tive o cuidado de consultar outro profissional de direito e fui informado de que a minha saída do PSB seria um crime de infidelidade partidária, ou seja, eu perderia a presidência da Câmara e quem assumiria seria um liderado dele", denuncia Nonato.
Diante do quadro, Nonato Garcia disse que reuniu a família e todos decidiram por fazer oposição ao governo e apoiar o candidato Luiz Jairo, que os aceitou de volta no PSB. A família Garcia vai indicar para compor a chapa na condição de vice-prefeito a mulher de Carlos Garcia, Márcia Simone, que agrada a todos do grupo político da oposição.
Com o grupo político enfraquecido, o prefeito Jorge Luiz desistiu de indicar o primo para sucedê-lo na Prefeitura. Segundo o secretário de Agricultura, Abrão Augusto, Jorge Luiz optou pelo nome da enfermeira Maristela Freire, do PMDB, e a indicação do PT para vice-prefeito. O PT informou que vai fazer votação domingo para decidir qual nome indicar para o cargo.
Sobre a nova composição política em torno de seu nome, o pré-candidato Luiz Jairo se mostrou otimista. Disse que tem o apoio da família, de quatro vereadores que são bem votados, do Governo do Estado e disse que trabalha com propostas para desenvolver a economia do município, que, segundo ele, está estagnada até agora por falta de interesse da Prefeitura em investir em projetos de desenvolvimento econômico, como a instalação de um distrito irrigado com água da Barragem de Umari.
A reportagem do JORNAL DE FATO não encontrou o prefeito Jorge Luiz na prefeitura na última terça-feira para comentar as declarações do presidente da Câmara, Nonato Garcia, e do pré-candidato Luiz Jairo. Foram feitas diversas tentativas de localizá-lo por telefone na terça-feira e na quarta-feira. Em todas as ocasiões, o telefone celular fornecido pelo secretário de Agricultura, Abrão Augusto, chamava e em seguida era desligado.
Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário: