quinta-feira, 29 de maio de 2008

Governo assina medida que reduz custos para segurar preço do pão

EDUARDO CUCOLO - da Folha Online, em Brasília
O governo assinou nesta terça-feira (27) a medida provisória que reduz os custos sobre a produção de trigo e pão. As medidas já haviam sido anunciadas há duas semanas, mas só foram assinadas hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A principal mudança é a isenção de PIS e Cofins até o fim do ano para trigo in natura, farinha de trigo e pão francês. Hoje, esses impostos possuem uma alíquota de 9,25%.
Além disso, o governo decidiu baratear o transporte do trigo que vem sendo importado dos Estados Unidos e do Canadá para compensar a falta de importações da Argentina.
O custo do frete cairá 25% com a isenção de uma taxa destinada ao Fundo de Renovação da Marinha Mercante.
Por fim, o governo estendeu o prazo para importação de trigo de países fora do Mercosul com tarifa zero, que passou de 30 de junho para 31 de agosto.
Em troca, os produtores de trigo se comprometeram a repassar a queda no custo de produção para o consumidor ou evitar que o produto continue subindo.
"Dessa forma estaremos reduzindo os custos para evitar que o preço do pãozinho continue crescendo", disse hoje o ministro da Fazenda, Guido Mantega, após a assinatura da medida.


Nota do Blog: Este blog anunciou o aumento no preço do pãozinho em nossa cidade no último dia 19 de março. Vamos agora torcer para que as panificadoras de nossa cidade reduzam o preço do pão.

Um comentário:

Anônimo disse...

É UM ABSURO PREÇO DO PÃO EM UPANEMA!!!!!!!!

Tão querendo enricar as custas dos pobres. Nao tem condiçao de com um real voce só comprar 4 pães.

O pobre nao pode dizer nada pois é o alimento da manhã do pobre. Kd as autoridades, kd a justiça que não fas nada, os donos tão fazendo cartel, que é crime